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dc.contributor.advisor1Maria Ines Barreiros Sennapt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Marcal Pimentapt_BR
dc.creatorJoao Andre Tavares Alvares da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T06:56:21Z-
dc.date.available2019-08-14T06:56:21Z-
dc.date.issued2013-02-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMHUD-
dc.description.abstractThis paper proposes to study the reasons for evasion in the course "Qualificação Pedagógica em Educação na Saúde" of the Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), students enrolled from August 2011 to July 2012. It aims changes in the short and medium term, and base the development of strategies for monitoring truancy in this course. This qualification is not a requirement, but a recommendation of the national politics in continuing health education. Preliminary data show 65% dropout of those enrolled. It is considered a high percentage, when considering factors such as workload small, gratuity of course and need to approach with methodologies adopted by ESP-MG. The intervention will take place in three stages, first being a survey about the students information and calculation of dropout rates. The second step will be the application of the pilot questionnaire, elaboration of final questionnaire and application of it. The third step will be three workshops with the aim of analyzing the data from the questionnaires and selection of cause/problems for intervention within three months (first workshop); elaborate plan of action in the short term for immediate modifications in the course in order to encourage the continued in the course (second workshop). At the last workshop will develop the monitoring strategy of evasion over the course "Qualificação Pedagógica em Educação na Saúde" from defining criteria to consider the student dropout/evaded, registering for evaluate evasions causes, evaluating strategies to stimulate stay in the course and determine which of them will be performed.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a estudar os motivos de evasão no curso Qualificação Pedagógica em Educação na Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), dos alunos matriculados no período de agosto de 2011 a julho de 2012, com o objetivo de subsidiar mudanças no curso a curto e médio prazos, além de embasar a elaboração de estratégias de monitoramento da evasão escolar no referido curso. Dados preliminares mostram uma desistência de aproximadamente 65% dos matriculados. Embora essa qualificação não seja uma obrigação, mas uma recomendação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, ainda assim considera-se tal porcentagem elevada, ao se considerar fatores como carga horária pequena, gratuidade do curso, necessidade de aproximação do futuro docente com as metodologias e abordagens adotadas pela ESP-MG. A intervenção ocorrerá em três etapas, sendo a primeira o levantamento de informações dos alunos e cálculo das taxas de evasão. A segunda etapa será a aplicação de questionário piloto, elaboração do questionário final do estudo e aplicação do mesmo. A terceira etapa serão três oficinas com o objetivo de analisar os dados dos questionários e seleção de causas/problemas para intervenção em até três meses (primeira oficina); elaborar plano de ação em curto prazo para modificações imediatas no curso com vistas a estimular a permanência dos alunos no curso (segunda oficina); elaborar a estratégia de monitoramento da evasão ao longo do curso de Qualificação Pedagógica na Educação em Saúde, definir os critérios para considerar o aluno desistente/evadido, mecanismos de registro para avaliar o motivo da desistência do aluno logo após a identificação da sua saída. Avaliar as estratégias de estímulo à permanência no curso e definir quais delas passarão a ser utilizadas na execução do curso.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectQualificação pedagógicapt_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.titleCurso de Qualificação Pedagógica em Educação na Saúde da ESP/MG: causas de evasão e definição de estratégias de intervençãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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