Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEAX
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Experiências da infância na Educação Infantil: o brincar no espaço da brinquedoteca do anexo pés no chão - Contagem |
Autor(es): | Lucimara Alves da Silva |
Primeiro Orientador: | Rogerio Correia da Silva |
Primeiro membro da banca : | Cecilia Vieira do Nascimento |
Resumo: | A presente pesquisa busca conhecer e reconhecer as experiências do brincar vividas pelas crianças do Anexo Pés no Chão, intervindo nelas e nos espaços que medeiam a aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças. Para compreender o processo de estruturação social e espacial da instituição de Educação Infantil pesquisada, nossa atenção voltou-se para o trabalho das profissionais que atuam com as crianças de 3 anos e o espaço eleito para o trabalho de pesquisa foi a brinquedoteca. Após a coleta de dados, organizamos uma intervenção no espaço de forma que as crianças passassem a ter papel ativo e central nas escolhas, decisões, condução das ações, bem como na possibilidade de organizar o local em outros formatos e definir seus usos, com autonomia e criatividade. Um novo espaço em que a dimensão corporal fosse protagonista e que, nos tempos de brincar, possibilitasse às crianças criar outras geografias e construir novos arranjos nos espaços da brinquedoteca. |
Abstract: | This research seeks to understand, recognize and intervene in the proposed experiments of play to be experienced by the children of Annex Feet On Ground and spaces that mediate the learning and development of these children. To understand the process of social and spatial structure of the institution of education our children's attention turned to the work of the professionals who work with children 3 years and the space chosen for the job was the playroom. After data collection organize an intervention in space so that the children to raise their active and central role in their choices, decisions to conduct its actions, the possibility of organizing the spaces in other formats and define their uses, with autonomy and creativity. New spaces in which body size is the protagonist and enables the children to play in the times of other geographies create and build new arrangements in the playroom space. |
Assunto: | Educação pre-escolar Brincadeiras Crianças Desenvolvimento |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEAX |
Data do documento: | 30-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_lucimara_alves_da_silva.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.