Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEAX
Type: Monografias de Especialização
Title: Experiências da infância na Educação Infantil: o brincar no espaço da brinquedoteca do anexo pés no chão - Contagem
Authors: Lucimara Alves da Silva
First Advisor: Rogerio Correia da Silva
First Referee: Cecilia Vieira do Nascimento
Abstract: A presente pesquisa busca conhecer e reconhecer as experiências do brincar vividas pelas crianças do Anexo Pés no Chão, intervindo nelas e nos espaços que medeiam a aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças. Para compreender o processo de estruturação social e espacial da instituição de Educação Infantil pesquisada, nossa atenção voltou-se para o trabalho das profissionais que atuam com as crianças de 3 anos e o espaço eleito para o trabalho de pesquisa foi a brinquedoteca. Após a coleta de dados, organizamos uma intervenção no espaço de forma que as crianças passassem a ter papel ativo e central nas escolhas, decisões, condução das ações, bem como na possibilidade de organizar o local em outros formatos e definir seus usos, com autonomia e criatividade. Um novo espaço em que a dimensão corporal fosse protagonista e que, nos tempos de brincar, possibilitasse às crianças criar outras geografias e construir novos arranjos nos espaços da brinquedoteca.
Abstract: This research seeks to understand, recognize and intervene in the proposed experiments of play to be experienced by the children of Annex Feet On Ground and spaces that mediate the learning and development of these children. To understand the process of social and spatial structure of the institution of education our children's attention turned to the work of the professionals who work with children 3 years and the space chosen for the job was the playroom. After data collection organize an intervention in space so that the children to raise their active and central role in their choices, decisions to conduct its actions, the possibility of organizing the spaces in other formats and define their uses, with autonomy and creativity. New spaces in which body size is the protagonist and enables the children to play in the times of other geographies create and build new arrangements in the playroom space.
Subject: Educação pre-escolar
Brincadeiras
Crianças Desenvolvimento
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEAX
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_lucimara_alves_da_silva.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.