Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEFQ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Integração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanas
Autor(es): Cassia Juliana de Souza Monteiro
Primeiro Orientador: Conceicao Clarete Xavier
Primeiro membro da banca : João César de Freitas Fonseca
Resumo: Partindo de pesquisa sobre a teoria do conceito de Ética desde a antiguidade clássica até os tempos modernos, passando por questões religiosas e pelo raciocínio lógico, foram estudados grandes pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles, kant e Kierkegaard. Tomando-se como base os conceitos de Ética e Respeito, sob a ótica da psicologia e da filosofia, o projeto de intervenção propõe a realização de uma sequencia de atividades sob a orientação de um profissional da área de Recursos Humanos, culminando em um dia de atividades envolvendo os seguimentos técnico administrativo, docente e discente da Unidade Acadêmica Escola de Veterinária da UFMG, com o auxílio de profissionais da psicologia e/ou sociologia, bem como de bolsistas (alunos de mestrado e/ou doutorado, da área da psicologia e/ou sociologia). Foi escolhida a Fazenda Prof. Hélio Barbosa, no Município de Igarapé/MG, para a realização do dia de atividades, por se tratar de ambiente agradável, próximo à natureza, e, principalmente, neutro, ou seja, fora dos setores de trabalho propriamente ditos. Espera-se que os envolvidos elaborem, após as atividades desenvolvidas, ensinamentos de boa convivência e respeito ao próximo e levem tais ensinamentos para seu dia a dia, tanto no trabalho como na vida privada. Por tratar-se da busca por uma mudança comportamental, o projeto espera atingir resultados práticos a médio e longo prazos, vislumbrando a harmonia entre os grupos envolvidos nas gerações vindouras. Uma primeira avaliação do projeto está prevista para ocorrer um ano após a realização do dia de atividades. Nesta avaliação, espera-se saber dos envolvidos se houve alguma mudança positiva e significativa no ambiente de trabalho, quais ajustes ainda precisam ser feitos e quais as perspectivas em relação ao ambiente de trabalho. Com base nas respostas obtidas na avaliação, o projeto pode ser ajustado às necessidades e, se necessário, proceder a um novo dia de atividades.
Assunto: Trabalho  Aspectos sociais
Universidades e faculdades públicas
Relações humanas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEFQ
Data do documento: 8-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

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