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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Criação do Setor de Escuta Acadêmica integrado aos colegiados de curso de graduação da UFMG
Autor(es): Edileusa Esteves Lima
Primeiro Orientador: Ademilson de Sousa Soares
Primeiro membro da banca : Edileusa Esteves Lima
Resumo: Este trabalho se propõe a apresentar aos diretores de unidades acadêmicas da UFMG a proposta de criação do setor de Escuta Acadêmica que visa acompanhar e escutar alunos que apresentam grandes possibilidades de evadir do curso de origem. Essa ideia surgiu devido ao aumento das vagas remanescentes nos cursos de graduação da UFMG, após a adoção ao Programa Reuni em 2008, principalmente nos cursos de licenciatura. Verificou-se que quem mais necessita permanecer no curso e concluí-lo para poder ter melhores oportunidades de trabalho é quem menos apoio encontra para permanecer no ensino superior. A falta de embasamento teórico acrescida de uma carência financeira e pedagógica reforçam bastante os obstáculos que esses estudantes encontram durante a graduação. Essa situação demonstra a necessidade de constituição de um setor de escuta diferenciado porquanto específico para o atendimento direcionado à vida acadêmica dos estudantes a fim de acompanhar mais de perto outras questões que envolvem sua permanência na instituição. Esse acompanhamento deve ser feito por um profissional que possa se dedicar integralmente a essa função em virtude das especificidades de cada caso. Alunos e professores terão um setor próprio para se reportarem em caso de problemas que ultrapassem as questões de ordem meramente acadêmicas. Espera-se com essa medida alargar os canais de comunicação com os discentes, estimular a discussão interna sobre os diferentes assuntos que os preocupam, permitir-lhes conhecer melhor o contexto universitário e suas possibilidades e diminuir consideravelmente as taxas de evasão dos cursos de graduação da UFMG. Pretende-se, além disso, alcançar um maior amadurecimento institucional no campo das ideias, decisões e providências relacionadas aos casos de alunos propensos ao abandono dos cursos em que se encontram matriculados.
Assunto: Universidades e faculdades públicas
Universidades e faculdades  Administração
Evasão universitária
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSFBX
Data do documento: 8-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

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