Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSFBX
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dc.contributor.advisor1Ademilson de Sousa Soarespt_BR
dc.contributor.referee1Edileusa Esteves Limapt_BR
dc.creatorEdileusa Esteves Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T17:03:53Z-
dc.date.available2019-08-09T17:03:53Z-
dc.date.issued2013-07-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSFBX-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a apresentar aos diretores de unidades acadêmicas da UFMG a proposta de criação do setor de Escuta Acadêmica que visa acompanhar e escutar alunos que apresentam grandes possibilidades de evadir do curso de origem. Essa ideia surgiu devido ao aumento das vagas remanescentes nos cursos de graduação da UFMG, após a adoção ao Programa Reuni em 2008, principalmente nos cursos de licenciatura. Verificou-se que quem mais necessita permanecer no curso e concluí-lo para poder ter melhores oportunidades de trabalho é quem menos apoio encontra para permanecer no ensino superior. A falta de embasamento teórico acrescida de uma carência financeira e pedagógica reforçam bastante os obstáculos que esses estudantes encontram durante a graduação. Essa situação demonstra a necessidade de constituição de um setor de escuta diferenciado porquanto específico para o atendimento direcionado à vida acadêmica dos estudantes a fim de acompanhar mais de perto outras questões que envolvem sua permanência na instituição. Esse acompanhamento deve ser feito por um profissional que possa se dedicar integralmente a essa função em virtude das especificidades de cada caso. Alunos e professores terão um setor próprio para se reportarem em caso de problemas que ultrapassem as questões de ordem meramente acadêmicas. Espera-se com essa medida alargar os canais de comunicação com os discentes, estimular a discussão interna sobre os diferentes assuntos que os preocupam, permitir-lhes conhecer melhor o contexto universitário e suas possibilidades e diminuir consideravelmente as taxas de evasão dos cursos de graduação da UFMG. Pretende-se, além disso, alcançar um maior amadurecimento institucional no campo das ideias, decisões e providências relacionadas aos casos de alunos propensos ao abandono dos cursos em que se encontram matriculados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEscuta Acadêmicapt_BR
dc.subjectReunipt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades  Administraçãopt_BR
dc.subject.otherEvasão universitáriapt_BR
dc.titleCriação do Setor de Escuta Acadêmica integrado aos colegiados de curso de graduação da UFMGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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