Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSFKM
Type: Monografias de Especialização
Title: O trabalho com educação musical: a percepção das crianças de quatro e cinco anos do CEMEI Mundo Maior
Authors: Maria Margarida de Oliveira Silva
First Advisor: Cecilia Vieira do Nascimento
Abstract: A presente pesquisa discute a importância do trabalho com música no interior da instituição de educação Infantil denominada CEMEI Mundo Maior como forma de contribuir para a formação integral da criança. Tem como principal ponto de apoio a coleção Cadernos de Currículo para Educação Infantil de Contagem, Experiências. Saberes e Conhecimentos com ênfase no caderno A Criança, a Música e a Linguagem musical. Utiliza como metodologia os princípios da pesquisa-ação. Fala da importância de se incluir no cotidiano da educação Infantil o trabalho com a educação musical e a arte em geral, buscando integração com as outras linguagens. Realiza experiências onde as crianças têm a oportunidade de participar ativamente, falando, explorando os instrumentos, cantando e ajudando na construção de instrumentos a partir de materiais recicláveis, se esforçando em ouvir estilos musicais fora do contexto cultural revelado por elas. Revela um progressivo interesse por parte das profissionais da instituição em colaborar, contribuindo para o sucesso da pesquisa e comprometendo-se em considerar a importância de incluir a música e a arte em geral no planejamento pedagógico. Conclui que ainda é necessário colocar o assunto em pauta no momento de discutir e elaborar a proposta pedagógica para o próximo ano, solicitando aquisição de instrumentos convencionais ou não, maior divulgação do material já existente como CDs, DVDs, livros e instrumentos. E uma boa participação de todos para um trabalho de qualidade no CEMEI Mundo Maior.
Abstract: This research discusses the importance of working with music into the CEMEI Mundo Maior, an early institute of education, as a way to contribute to the development of young children. It has, as main support, the collection Cadernos de Currículo para Educação Infantil de Contagem, Experiências. Saberes e Conhecimentos, emphasizing the book A Criança, a Música e a Linguagem musical. It adopts, as a methodology, the principles of action research. It talks about the importance of including, daily on childhood education, the work with music education and art in general, seeking integration with other languages. It conducts experiments where children have the opportunity to participate actively; talking, exploring instruments, singing and helping to build instruments from recyclables, striving to hear musical styles outside the cultural context revealed by them. It reveals a progressive interest, on the part of the institution's professionals, in collaborate and contribute to the success of the research and pledging to consider the importance of including music and art in general in educational planning. It concludes that it is still necessary to place the subject matter on the agenda at time to discuss and elaborate the pedagogical proposal for the next year, requesting acquisition of conventional instruments or not, further disclosure of existing material such as CDs, DVDs, books and instruments; and a good involvement of all in order to achieve quality work in CEMEI Mundo Maior.
Subject: Musica na educação
Musica  Instrução e estudo
Educação pre-escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSFKM
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.