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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSG4W
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A coleção de currículo da Educação Infantil de Contagem/MG e os efeitos na prática docente |
Autor(es): | Rosalba Rita Lima |
Primeiro Orientador: | Sandro Coelho Costa |
Primeiro membro da banca : | Luciana da Silva de Oliveira |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os efeitos da Coleção Currículo da Educação Infantil de Contagem: experiências, saberes e conhecimentos sobre a prática de professoras de uma instituição de Educação Infantil pública municipal, a partir da análise das experiências que elas possibilitam às crianças e também das sinalizações e indícios na prática docente que remetam à concepção de currículo proposta pelo documento1. Para isso, mapearam-se os sentidos e significados que as professoras atribuem ao conceito de currículo proposto pelo município de Contagem e realizaram-se estudo e análise das concepções de criança, Educação Infantil2, currículo, prática docente e experiências que norteiam a ação das professoras. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de observações na instituição e entrevistas com duas professoras. Verificou-se que o processo de elaboração da Coleção foi extremamente positivo, empoderando as professoras para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais organizada e significativa. No entanto, percebe-se uma apropriação periférica dos conceitos de experiência e de currículo e a necessidade de se pensar estratégias políticas para a implementação efetiva da Coleção. A discussão sobre currículo proposta na Coleção tem potencial para orientar a prática, sendo necessários investimentos na formação continuada do docente que possibilitem a construção de cartografias (DELEUZE; GUATARI, 1995) que gerem atos curriculares (MACEDO, 2008) ricos, suscetíveis de transformações e plurais no cotidiano das instituições de Educação Infantil. Neste trabalho, utilizou-se a concepção de currículo como produção cultural (SANTOS; PARAÍSO, 1996), considerando-o um dos elementos da proposta pedagógica da instituição (FARIA; SALLES, 2012). Também foi levada em conta a necessidade de discutir sobre o currículo em função das novas regulamentações da área (BARBOSA, 2010), além do fato de que estudar esse campo é refletir sobre a relação entre conhecimento, identidades e subjetividades e acerca das fronteiras e das relações de poder que o constituem (SILVA, 2005). |
Abstract: | This research aimed to identify the effects of Early Childhood Education Curriculum Collection of Contagem: experience, knowledge and expertise on the practice of teachers of an institution of municipal public kindergarten, from the analysis of the experiences that they enable children and also of signs and evidence in teaching practice which refer to the concept of curriculum proposed by the document1. For this, mapped to the meanings that teachers attach to the concept of curriculum proposed by the municipality of Contagem and held up study and analysis of conceptions of children, Early Childhood Education2, curriculum, teaching practice and experiences that guide the actions of teachers. The survey data were produced from observations in the institution, and interviews with two teachers. It was found that the process of drafting the collection was extremely positive, empowering teachers to develop teaching practice more organized and meaningful. However, it is clear ownership of the peripheral concepts of experience and curriculum and the need to think about political strategies for the effective implementation of the Collection. The discussion about the proposed curriculum Collection has the potential to guide practice, investments are needed in the continuing education of teachers to enable the construction of mappings (DELEUZE; GUATARI, 1995) that generate acts curriculum (MACEDO, 2008) rich, susceptible of changes and plural in everyday institutions kindergarten. In this work, we used the design of curriculum as cultural production (SANTOS; PARAÍSO, 1996) , considering the element of pedagogical institution (FARIA; SALLES , 2012) . Was also taken into account the need to discuss about the curriculum due to the new regulations of the area (BARBOSA, 2010), besides the fact that this field study is to reflect on the relationship between knowledge, identities and subjectivities and about the boundaries and power relations that constitute it (SILVA , 2005). |
Assunto: | Curriculos Prática de ensino Educação Educação pre-escolar |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSG4W |
Data do documento: | 30-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
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