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dc.contributor.advisor1Maíra Tomayno de Melo Dias Azevedopt_BR
dc.contributor.referee1Luciana da Silva de Oliveirapt_BR
dc.creatorVivia Flavia Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T04:58:36Z-
dc.date.available2019-08-11T04:58:36Z-
dc.date.issued2013-11-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSGJF-
dc.description.abstractThis paper aims to comprehend the appropriations that the teachers of four and five year old classes in an early childhood education municipal school, make of the act of playing in their pedagogical practice and enable interventions that will allow reflection about playing in the institution. This research was developed in three classes of an early childhood education municipal school in Belo Horizonte. Children from four to five years old and their teachers participated in this study. The methodology was based on an action research, which characterizes by people investigation in their own practice with the goal to improve them, consist in planning, acting to implant an improvement, monitoring and describing achieved results and data, evaluation of the achieved results to intervene in the aimed practice improvement. For each data gathering instrument, it was used: notes, photographs, video records and interview. The methodological-theoretical approach adopted, was based in the Wallon (2010) Vigotski (2010) and Kishimoto (2011) conception. For these authors, playing is seen as a learning element that constitutes the child development. In the playing act, the child develops their skills, and has innumerous possibilities to explore the space around them and discovers ways of representing the world. In the end of this study, it was able to conclude that the playing in the institution was used as prize/reward resource of the teachers for expected behavior control. It was noticed that the appropriations that the teacher make from playing in their pedagogical practice relates to different conceptions and to teaching experience in early childhood education and to their vocational training. In this way, it was elaborated an action plan that aimed to intervene in the everyday practice of early childhood education professionals, providing a different point of view of playing, that wouldnt be the prize/reward one. A point of view that glimpses the child as the intervention process center and meanwhile be enabled, endowed with knowledge, that might and should be explored in several moments and spaces in the school with the playing act. It was found that it is necessary that the teacher should have a sensible observation for children needs and interests. The early childhood education professional should be able to develop a significant work for children, availing of playing as a research that allows the discovery, experimentation, representation of the world and its magnification.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender as apropriações que as professoras das turmas de quatro e cinco anos da Educação Infantil de uma escola municipal fazem do brincar em sua prática pedagógica e possibilitar intervenções que permitam uma reflexão sobre o brincar na instituição. Esta pesquisa se desenvolveu em três turmas da Educação Infantil de uma escola municipal de Belo Horizonte. Participaram desse estudo as crianças na faixa etária de quatro aos cinco anos e suas respectivas professoras. A metodologia baseou-se na pesquisa ação. Essa caracteriza-se pela investigação das pessoas em sua própria prática com a finalidade de aprimorá-la, consiste em planejar, agir para implantar a melhora, monitorar e descrever os resultados e dados alcançados, avaliar o resultado alcançado para intervir na melhoria da prática objetivada. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se: anotações, fotos, filmagens e entrevistas. O enfoque teórico-metodológico adotado baseou-se nas concepções de Wallon (2010), Vigotski (2010) e Kishimoto (2011). Para esses autores, o brincar é visto como elemento de aprendizagem que constitui o desenvolvimento da criança. No brincar, a criança desenvolve suas competências, tem inúmeras possibilidades para explorar o espaço que a circunda e descobrir formas de representar o mundo. Ao final desse estudo, conclui-se que o brincar na instituição era utilizado como recurso de prêmio/ recompensa para controle dos comportamentos esperados pelas professoras. Percebeu-se que as apropriações que as professoras fazem do brincar em sua prática pedagógica relacionam-se às diferentes concepções de educação infantil, à experiência docente na Educação Infantil e a sua formação profissional. Dessa forma, elaborou-se um plano de ação que tinha como objetivo intervir na prática cotidiana dos profissionais da Educação Infantil proporcionando um olhar diferenciado para o brincar, que não fosse o do prêmio/recompensa. Um olhar que vislumbrasse a criança como centro do processo de intervenção e enquanto ser capacitado, dotado de conhecimentos e saberes que podem e devem ser explorados no diversos momentos e espaços dentro da escola através do brincar. Constatou-se que é necessário que o professor tenha um olhar sensível para as necessidades e interesses das crianças. O profissional da educação infantil deve ser capaz de desenvolver um trabalho significativo para a criança, valendo-se do brincar como um recurso que permite a descoberta, a experimentação, a representação do mundo e a ampliação desse.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectApropriações das professoraspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.subject.otherBrincadeiraspt_BR
dc.titleAs apropriações que as professoras das turmas de quatro e cinco anos fazem do brincar em sua prática pedagógicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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