Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTDWM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A contação de história na Educação Infantil
Autor(es): Andreia Luciane de Faria
Primeiro Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos
Primeiro membro da banca : Clenice Griffo
Resumo: O tema deste trabalho a Contação de História na Educação Infantil: foi escolhido devido a sua relevância, e a pouca utilização deste recurso pedagógico no trabalho das Agentes de Educação Infantil do Cemei Mundo Maior. Para uma melhor delimitação do problema de pesquisa em questão foi realizada uma pesquisa bibliográfica com os seguintes termos: Educação Infantil, Infância, Contação de história na Educação Infantil. Os/as autores/as que fundamentam o estudo são: ABRAMOVICH (1997), COELHO (1999), BUSATTO (2008 e 2011), SISTO (2012),GOUVÊA (2006), KRAMER (2006),DERBOTOLI (2006) E BENJAMIM (1994) E BETTELHEIM (1992).O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas de contação de histórias das professoras em turmas de três anos no Cemei Mundo Maior. Os objetivos específicos da pesquisa são: Identificar as concepções dasprofissionais do Cemei, acerca da contação de história. Conhecer ás práticas de contação de história utilizadas pelas professoras, contribuindo para a ampliação dessa prática pedagógica no cotidiano da instituição.Esta pesquisa está sendo realizada no Cemei Mundo Maior, com a participação da professora pesquisadora, de sete Agentes de Educação Infantil e trinta e duas crianças das turmas da Lagoa e Chuva, sendo treze meninos e dezenove meninas de três anos a quatro anos do turno da manhã. O plano de ação foi desenvolvido de junho á outubro.Os resultados alcançados foram produtivos como: a participação das crianças nas contações de histórias, diálogo maior com a pesquisadorae as Agentes de Educação infantil sobre a contação de história e o fortalecimento do trabalho pedagógico na área de contação de história.Os resultados apontaram o ponto de vistas das Agentes de educação Infantil sobre a importância da contação de história na Educação infantil e o enriquecimento da prática pedagógica no Cemei Mundo Maior com a contação de história.
Assunto: Crianças
Educação pre-escolar
Arte de contar histórias
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTDWM
Data do documento: 30-Nov-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Infantil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sumario_capa.pdf89.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
a_conta__o_de_hist_ria_na_educa__o_infantil.pdf832.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.