Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTDWM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sandro Vinicius Sales dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Clenice Griffo | pt_BR |
dc.creator | Andreia Luciane de Faria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T14:15:55Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T14:15:55Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTDWM | - |
dc.description.resumo | O tema deste trabalho a Contação de História na Educação Infantil: foi escolhido devido a sua relevância, e a pouca utilização deste recurso pedagógico no trabalho das Agentes de Educação Infantil do Cemei Mundo Maior. Para uma melhor delimitação do problema de pesquisa em questão foi realizada uma pesquisa bibliográfica com os seguintes termos: Educação Infantil, Infância, Contação de história na Educação Infantil. Os/as autores/as que fundamentam o estudo são: ABRAMOVICH (1997), COELHO (1999), BUSATTO (2008 e 2011), SISTO (2012),GOUVÊA (2006), KRAMER (2006),DERBOTOLI (2006) E BENJAMIM (1994) E BETTELHEIM (1992).O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas de contação de histórias das professoras em turmas de três anos no Cemei Mundo Maior. Os objetivos específicos da pesquisa são: Identificar as concepções dasprofissionais do Cemei, acerca da contação de história. Conhecer ás práticas de contação de história utilizadas pelas professoras, contribuindo para a ampliação dessa prática pedagógica no cotidiano da instituição.Esta pesquisa está sendo realizada no Cemei Mundo Maior, com a participação da professora pesquisadora, de sete Agentes de Educação Infantil e trinta e duas crianças das turmas da Lagoa e Chuva, sendo treze meninos e dezenove meninas de três anos a quatro anos do turno da manhã. O plano de ação foi desenvolvido de junho á outubro.Os resultados alcançados foram produtivos como: a participação das crianças nas contações de histórias, diálogo maior com a pesquisadorae as Agentes de Educação infantil sobre a contação de história e o fortalecimento do trabalho pedagógico na área de contação de história.Os resultados apontaram o ponto de vistas das Agentes de educação Infantil sobre a importância da contação de história na Educação infantil e o enriquecimento da prática pedagógica no Cemei Mundo Maior com a contação de história. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pre-escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Arte de contar histórias | pt_BR |
dc.title | A contação de história na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sumario_capa.pdf | 89.62 kB | Adobe PDF | View/Open | |
a_conta__o_de_hist_ria_na_educa__o_infantil.pdf | 832.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.