Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTEA7
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anos |
Autor(es): | Celma Elena Aguiar Alves |
primer Tutor: | Sandro Vinicius Sales dos Santos |
primer miembro del tribunal : | Clenice Griffo |
Resumen: | Esta pesquisa tem como tema a contação de histórias na educação infantil. A escolha por essa temática surgiu a partir do meu envolvimento com o objeto de pesquisa. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral, analisar a perspectiva das crianças sobre a prática de contação de histórias na educação infantil. O plano de Ação foi desenvolvido com uma turma do turno da manhã da UMEI Venda Nova e envolveu crianças com faixa de idade de 4 a 5 anos. Ao todo foram 20 crianças sendo 12 meninos e 8 meninas e duas professoras envolvidas na intervenção. Por se tratar de uma pesquisa que envolve crianças, tornou-se importante escolher os instrumentos de pesquisa para coleta de dados que possibilitasse perceber a perspectiva das mesmas sobre a contação de histórias. Serviram-me de instrumentos para a produção de dados: a observação e os registros audiovisuais das histórias contadas; entrevistas e conversas com as crianças e discussões com as professoras. A proposta de estudo permitiu perceber que as crianças demonstram entrar em contato com as histórias contadas na instituição a partir do conhecimento que elas possuem sobre as histórias, se gostam prestam atenção no conto; Cantam, bate palmas, imitam sons dos animais, ficam atentas às falas e as imagens, responde a pergunta feita ao personagem, pedem para repetir e dão sugestão para o final da história. Quando não são interessantes elas se mostram inquietas, desatentas e não assimilam as ideias do texto. As crianças demonstraram ao longo do projeto de intervenção, ter se apropriado desse momento, participando sempre que eram solicitados. Foi possível perceber que as professoras reconhecem a necessidade de se contar histórias para as crianças. E o beneficio que as histórias trazem para os ouvintes como o incentivo a leitura, para alimentar e desenvolver a imaginação, para trabalhar emoções e conflitos. Esse momento possibilitou refletir sobre a prática de contação de histórias na educação, infantil mostrando ser um recurso que permite a criança enriquecerem suas experiências de maneira prazerosa. |
Asunto: | Educação pre-escolar Arte de contar histórias |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTEA7 |
Fecha del documento: | 30-nov-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_formatada__celma___2.pdf | 161.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.