Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTEA7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sandro Vinicius Sales dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Clenice Griffopt_BR
dc.creatorCelma Elena Aguiar Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T16:52:44Z-
dc.date.available2019-08-11T16:52:44Z-
dc.date.issued2013-11-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTEA7-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema a contação de histórias na educação infantil. A escolha por essa temática surgiu a partir do meu envolvimento com o objeto de pesquisa. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral, analisar a perspectiva das crianças sobre a prática de contação de histórias na educação infantil. O plano de Ação foi desenvolvido com uma turma do turno da manhã da UMEI Venda Nova e envolveu crianças com faixa de idade de 4 a 5 anos. Ao todo foram 20 crianças sendo 12 meninos e 8 meninas e duas professoras envolvidas na intervenção. Por se tratar de uma pesquisa que envolve crianças, tornou-se importante escolher os instrumentos de pesquisa para coleta de dados que possibilitasse perceber a perspectiva das mesmas sobre a contação de histórias. Serviram-me de instrumentos para a produção de dados: a observação e os registros audiovisuais das histórias contadas; entrevistas e conversas com as crianças e discussões com as professoras. A proposta de estudo permitiu perceber que as crianças demonstram entrar em contato com as histórias contadas na instituição a partir do conhecimento que elas possuem sobre as histórias, se gostam prestam atenção no conto; Cantam, bate palmas, imitam sons dos animais, ficam atentas às falas e as imagens, responde a pergunta feita ao personagem, pedem para repetir e dão sugestão para o final da história. Quando não são interessantes elas se mostram inquietas, desatentas e não assimilam as ideias do texto. As crianças demonstraram ao longo do projeto de intervenção, ter se apropriado desse momento, participando sempre que eram solicitados. Foi possível perceber que as professoras reconhecem a necessidade de se contar histórias para as crianças. E o beneficio que as histórias trazem para os ouvintes como o incentivo a leitura, para alimentar e desenvolver a imaginação, para trabalhar emoções e conflitos. Esse momento possibilitou refletir sobre a prática de contação de histórias na educação, infantil mostrando ser um recurso que permite a criança enriquecerem suas experiências de maneira prazerosa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor contadorpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.subject.otherArte de contar históriaspt_BR
dc.titleA contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_formatada__celma___2.pdf161.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.