Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTEKE
Type: Monografias de Especialização
Title: Possibilidades e limites do cinema na Educação Infantil
Authors: Cleonice Batista de Souza
First Advisor: Cecilia Vieira do Nascimento
First Referee: Rogerio Correia da Silva
Abstract: Este trabalho tem por finalidade a conscientização da equipe docente da Escola Municipal Francisco Azevedo e A Unidade Municipal de Ensino Infantil Cavalinho de Pau quanto à importância do ensino da arte, focando a linguagem cinematográfica na Educação Infantil. Busquei durante todo o trabalho autores que dialogassem com o tema Cinema e Televisão dando suporte á pesquisa. Basicamente, tudo começou com um incomodo em relação ao mau uso dos aparelhos de televisão e DVDs nas escolas. Normalmente os filmes eram exibidos aleatoriamente e sem planejamento algum. Iniciei a pesquisa com leituras de vários textos, apliquei questionários aos alunos e professoras das duas instituições, e para as mães apenas da turma em que atuava. Desde o começo do ano, nos dias de vídeo, preparo a sala, colocando as cadeiras lado a lado, escureço, e coloco o filme. Antes, preparo as crianças para a história a ser vista. A intervenção só pode ser feita na UMEI Cavalinho de Pau. Os alunos de lá foram assistir ao filme Tá Chovendo Hambúrguer 2 nas salas do Pampulha Mall. Todos gostaram bastante do passeio. Através dessa pesquisa, cataloguei os filmes de uma das instituições, conheci o acervo da outra e ampliei meus conhecimentos sobre esta linguagem importante e que encanta não só o público infantil quanto aos adultos e adolescentes. Vale ressaltar que alguns dos limites encontrados durante as pesquisa podem ser solucionados, mas outros não, pois não depende somente do professor, mas da escola, da direção e até mesmo da prefeitura. Essa detém o poder de transformar os espaços, e contribuir para que não falte nenhum instrumento de trabalho facilitador para o uso dessa linguagem, tais como, televisores, aparelhos de DVDs, Data show, tela de projeção e verba para excursões. O cinema funciona como um instrumento de reflexão, encantamento, debates, magia e, sobretudo de extrema importância na formação de crianças e adolescentes. Devido a essas considerações tenho plena convicção de que essa pesquisa muito contribuirá com os trabalhos desenvolvidos na Escola Municipal Francisco Azevedo e UMEI Cavalinho de Pau.
Abstract: This work aims to raise awareness of the teaching staff of the Municipal School Francisco Azevedo and The Municipal Education Unit Child hobbyhorse about the importance of art education, focusing on the cinematic language in kindergarten. Sought throughout the authors work to dialogue with the theme Cinema and TV supporting research. Basically, it all started with a nuisance in relation to misuse of television sets and DVD 'S in schools. Usually the films were shown randomly and without some planning. I began my research with readings from various texts, applied questionnaires to teachers and students of both institutions, and mothers only class in which he worked. Since the beginning of the year, on video, prepare the room, placing the chairs side by side, darken, and put the movie. Before preparing the children for the story to be seen. Intervention can only be made in Umei hobbyhorse. The students were there to watch the movie Raining Yeah Burger 2" in the halls of Pampulha Mall. Everyone enjoyed quite the ride. Through this research, cataloged movies institution, the assets of other known and widened my knowledge on this important language and that delights not only the public children as to adults and adolescents. It is noteworthy that some of the limitations found during the search can be solved, but others do not, because not only depends on the teacher, but the school, the direction and even the mayor. This holds the power to transform the spaces and contribute to not miss any facilitator for the use of this language , such as televisions, DVDs , show date , amount and projection screen for excursions working tool . The film works as a tool for reflection, charming, discussions, and magic, particularly extreme importance in the formation of children and adolescents. Because of these considerations I am fully convinced that this research will contribute to the work of the Municipal School Francisco Azevedo and UMEI hobbyhorse.
Subject: Educação pre-escolar
Cinema na educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTEKE
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_oficial.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.