Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTF42
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O desenvolvimento da autonomia de crianças de 0 a 3 anos na visão das suas professoras |
Authors: | Elizabete Aparecida Malaquias Serra |
First Advisor: | Clenice Griffo |
First Referee: | Sandro Vinicius Sales dos Santos |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo entender o que as professoras das crianças de 0 a 3 anos pensam sobre o processo de autonomia dessas e por quais processos de aquisição de autonomia passam as crianças que frequentam creche e o que pensam as professoras a respeito daquilo que realizam para desenvolvê-la. Uma das finalidades do papel de educar da creche é o desenvolvimento da autonomia descrito na Diretriz Curricular Nacional para a Educação Infantil. Do mesmo modo, o se alimentar sozinha, a utilização do banheiro sem auxílio, a apropriação das dependências da instituição são atitudes caracterizadas por desenvolvimento da autonomia da criança pelos professores da creche. Os principais autores que versam sobre a autonomia são Piaget (1994), Kamii (2007) e La Taille (1992). Piaget nos apresenta o conceito de autonomia moral, autonomia intelectual e autonomia motora e suas fases que são: Anomia, Heteronomia e Autonomia. Os demais autores discutem e aprofundam o conceito citado por Piaget. Em uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte, Minas Gerais, analisou-se, por meio do desenvolvimento de um plano de ação, quais são os posicionamentos dos professores a respeito da autonomia da criança. Também, por quais processos de aquisição de autonomia passam as crianças que frequentam a creche e o que pensam as professoras sobre aquilo que realizam para desenvolvê-la. Isso com base em uma observação dos alunos em seu ambiente escolar e uma entrevista com os professores da instituição. A pesquisa atingiu os objetivos propostos, visto que, pôde-se notar que, de acordo com literatura, faz parte da autonomia o desenvolvimento motor, esse coincide com a concepção da maioria das professoras entrevistadas. No entanto, não se restringe a isso. A autonomia vai além de fazer sozinho, abrangendo outros aspectos do desenvolvimento. |
Subject: | Educação pre-escolar Crianças Desenvolvimento Autonomia nas crianças |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTF42 |
Issue Date: | 30-Nov-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_ufmg_27de_novembro_2013_bete__quarta_doc.pdf | 455.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.