Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTF42
metadata.dc.type: Monografias de Especialização
Title: O desenvolvimento da autonomia de crianças de 0 a 3 anos na visão das suas professoras
metadata.dc.creator: Elizabete Aparecida Malaquias Serra
metadata.dc.contributor.advisor1: Clenice Griffo
metadata.dc.contributor.referee1: Sandro Vinicius Sales dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo entender o que as professoras das crianças de 0 a 3 anos pensam sobre o processo de autonomia dessas e por quais processos de aquisição de autonomia passam as crianças que frequentam creche e o que pensam as professoras a respeito daquilo que realizam para desenvolvê-la. Uma das finalidades do papel de educar da creche é o desenvolvimento da autonomia descrito na Diretriz Curricular Nacional para a Educação Infantil. Do mesmo modo, o se alimentar sozinha, a utilização do banheiro sem auxílio, a apropriação das dependências da instituição são atitudes caracterizadas por desenvolvimento da autonomia da criança pelos professores da creche. Os principais autores que versam sobre a autonomia são Piaget (1994), Kamii (2007) e La Taille (1992). Piaget nos apresenta o conceito de autonomia moral, autonomia intelectual e autonomia motora e suas fases que são: Anomia, Heteronomia e Autonomia. Os demais autores discutem e aprofundam o conceito citado por Piaget. Em uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte, Minas Gerais, analisou-se, por meio do desenvolvimento de um plano de ação, quais são os posicionamentos dos professores a respeito da autonomia da criança. Também, por quais processos de aquisição de autonomia passam as crianças que frequentam a creche e o que pensam as professoras sobre aquilo que realizam para desenvolvê-la. Isso com base em uma observação dos alunos em seu ambiente escolar e uma entrevista com os professores da instituição. A pesquisa atingiu os objetivos propostos, visto que, pôde-se notar que, de acordo com literatura, faz parte da autonomia o desenvolvimento motor, esse coincide com a concepção da maioria das professoras entrevistadas. No entanto, não se restringe a isso. A autonomia vai além de fazer sozinho, abrangendo outros aspectos do desenvolvimento.
metadata.dc.subject.other: Educação pre-escolar
Crianças Desenvolvimento
Autonomia nas crianças
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTF42
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_ufmg_27de_novembro_2013_bete__quarta_doc.pdf455.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.