Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZGKL
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Os sentidos atribuídos às atividades investigativas em um livro didático de Ciências do sexto ano |
Autor(es): | Maria Alaide Rosa |
Primeiro Orientador: | Marina de Lima Tavares |
Primeiro membro da banca : | Santer Alvares de Matos |
Resumo: | Neste trabalho, realizamos uma análise da seção orientações para o professor do manual do professor de um livro didático de Ciências do sexto ano do Ensino Fundamental aprovado no PNLD/ 2011, o qual propõe uma série de atividades de investigação, visando a verificar: a proposta teórico-metodológica da obra; a definição que a obra apresenta para as atividades de investigação e as orientações apresentadas para os professores sobre como executar as atividades de investigação propostas. Para fundamentar esta análise e constatar se há coerência entre a abordagem investigativa proposta na obra e a proposta na literatura, realizamos uma revisão da literatura sobre as atividades investigativas no ensino de Ciências,tendo como base alguns autores da Educação em Ciências Naturais como Gil Perez (1996); Lima(2000); Munford (2007); Castro (2008); Carvalho (2009); Sá (2009) e o material do curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). Como resultado, observamos que a situações-problema orienta e acompanha todo o processo de investigação, sendo que, ao professor, cabe o papel de questionador, passando de simples expositor a orientador do processo de ensino e ao engajamento dos estudantes para realizar as atividades, tanto por meio de práticas experimentais, de campo e de laboratório; de demonstração; de pesquisa; com filmes; de simulação de computador; com banco de dados; de avaliação de evidências. O trabalho permitiu perceber a importância da avaliação do livro didático para que os professores consigam escolher e utilizar livros com propostas inovadoras, em um ensino que valoriza a investigação, para proporcionar ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. |
Assunto: | Livros didáticos Educação Ciência Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZGKL |
Data do documento: | 6-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_maria.pdf | 142.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.