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dc.contributor.advisor1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.referee1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.creatorMaria Alaide Rosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T15:32:12Z-
dc.date.available2019-08-13T15:32:12Z-
dc.date.issued2013-07-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZGKL-
dc.description.resumoNeste trabalho, realizamos uma análise da seção orientações para o professor do manual do professor de um livro didático de Ciências do sexto ano do Ensino Fundamental aprovado no PNLD/ 2011, o qual propõe uma série de atividades de investigação, visando a verificar: a proposta teórico-metodológica da obra; a definição que a obra apresenta para as atividades de investigação e as orientações apresentadas para os professores sobre como executar as atividades de investigação propostas. Para fundamentar esta análise e constatar se há coerência entre a abordagem investigativa proposta na obra e a proposta na literatura, realizamos uma revisão da literatura sobre as atividades investigativas no ensino de Ciências,tendo como base alguns autores da Educação em Ciências Naturais como Gil Perez (1996); Lima(2000); Munford (2007); Castro (2008); Carvalho (2009); Sá (2009) e o material do curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). Como resultado, observamos que a situações-problema orienta e acompanha todo o processo de investigação, sendo que, ao professor, cabe o papel de questionador, passando de simples expositor a orientador do processo de ensino e ao engajamento dos estudantes para realizar as atividades, tanto por meio de práticas experimentais, de campo e de laboratório; de demonstração; de pesquisa; com filmes; de simulação de computador; com banco de dados; de avaliação de evidências. O trabalho permitiu perceber a importância da avaliação do livro didático para que os professores consigam escolher e utilizar livros com propostas inovadoras, em um ensino que valoriza a investigação, para proporcionar ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades de investigaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.otherLivros didáticospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleOs sentidos atribuídos às atividades investigativas em um livro didático de Ciências do sexto anopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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