Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGF4
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O ensino de ecologia aquática numa perspectiva CTS: um relato de experiência
Autor(es): Magno Inácio dos Santos
primer Tutor: Patricia Celeste da Silva Delgado
Resumen: Este trabalho aborda a participação de uma turma de estudantes do terceiro ano do ensino médio nas atividades do projeto Água em Foco, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O trabalho relata a experiência do trabalho desenvolvido numa perspectiva CTS, a qual envolveu os alunos no processo de pesquisa, através de atividades que abrangem os parâmetros de avaliação dos ecossistemas aquáticos. Ao longo de um bimestre os estudantes realizaram atividades propostas na apostila do projeto que incluíam as medidas de pH, oxigênio dissolvido e turbidez da água, presença de coliformes e autodepuração. Num segundo momento foi realizado um trabalho de campo na lagoa da Pampulha, para fazer a coleta de cianobactérias e sua identificação. Em seguida houve a discussão de dois casos de ocorrência de cianobactérias em reservatórios de água e suas implicações no consumo humano. Também foi feita a discussão acerca do processo de poluição da Lagoa da Pampulha- MG/Brasil e a influência no seu ecossistema, em uma audiência junto à câmara dos vereadores de Belo Horizonte. A audiência permitiu aos estudantes falarem sobre a experiência obtida e suas impressões acerca da participação nas atividades realizadas nas aulas de biologia. Para inferir sobre a aprendizagem dos estudantes foi aplicado um questionário semiestruturado depois do término das atividades do bimestre, onde foi possível avaliar as opiniões a respeito das mesmas. Os resultados obtidos através das respostas ao questionário sugerem que a realização de atividades diferenciadas desperta nos alunos maior motivação para os temas das aulas de biologia, levando o aluno a incorporar o conhecimento ao seu dia-a-dia.
Asunto: Biologia Estudo e ensino
Ecologia aquática
Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGF4
Fecha del documento: 6-jul-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_magno_22_08___corrigida.pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.