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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGF4
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Patricia Celeste da Silva Delgado | pt_BR |
dc.creator | Magno Inácio dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T20:27:07Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T20:27:07Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGF4 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a participação de uma turma de estudantes do terceiro ano do ensino médio nas atividades do projeto Água em Foco, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O trabalho relata a experiência do trabalho desenvolvido numa perspectiva CTS, a qual envolveu os alunos no processo de pesquisa, através de atividades que abrangem os parâmetros de avaliação dos ecossistemas aquáticos. Ao longo de um bimestre os estudantes realizaram atividades propostas na apostila do projeto que incluíam as medidas de pH, oxigênio dissolvido e turbidez da água, presença de coliformes e autodepuração. Num segundo momento foi realizado um trabalho de campo na lagoa da Pampulha, para fazer a coleta de cianobactérias e sua identificação. Em seguida houve a discussão de dois casos de ocorrência de cianobactérias em reservatórios de água e suas implicações no consumo humano. Também foi feita a discussão acerca do processo de poluição da Lagoa da Pampulha- MG/Brasil e a influência no seu ecossistema, em uma audiência junto à câmara dos vereadores de Belo Horizonte. A audiência permitiu aos estudantes falarem sobre a experiência obtida e suas impressões acerca da participação nas atividades realizadas nas aulas de biologia. Para inferir sobre a aprendizagem dos estudantes foi aplicado um questionário semiestruturado depois do término das atividades do bimestre, onde foi possível avaliar as opiniões a respeito das mesmas. Os resultados obtidos através das respostas ao questionário sugerem que a realização de atividades diferenciadas desperta nos alunos maior motivação para os temas das aulas de biologia, levando o aluno a incorporar o conhecimento ao seu dia-a-dia. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | CTS | pt_BR |
dc.subject | água em Foco | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject.other | Biologia Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ecologia aquática | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.title | O ensino de ecologia aquática numa perspectiva CTS: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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