Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUA
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa |
Autor(es): | Paulo Augusto Valadares |
primer Tutor: | Vinícius Catão de Assis Souza |
Resumen: | Considerando a importância que a leitura tem na formação do aluno, é fundamental que ela seja trabalhada através de pesquisas e atividades, cujo caráter investigativo esteja em evidência. No contexto do ensino de Química a leitura contribui para a alfabetização científica dos estudantes, o que lhes permite melhor entendimento acerca do mundo e dos fenômenos que o cerca. Este trabalho teve como objetivo investigar o método que os professores de Química de uma escola pública em Nova Serrana/MG utilizam para trabalhar a leitura e a pesquisa em suas aulas, bem como demonstrar os resultados obtidos com uma atividade que utiliza a investigação e a pesquisa, a partir da leitura detalhada de textos e reportagens publicados em jornais e revistas. Para a realização da pesquisa, foi aplicado aos professores de Química um questionário para verificação da prática pedagógica com a leitura e a pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido uma atividade investigativa envolvendo a leitura e a pesquisa junto aos alunos de uma turma de 2ª Série do Ensino Médio. Concluiu-se que a leitura e a pesquisa, quando trabalhadas com uma abordagem investigativa, tornam as aulas de Química mais dinâmicas e podem possibilitar a construção do conhecimento científico pelos alunos. Os resultados deste trabalho podem ser considerados satisfatórios, uma vez que a leitura e a pesquisa foram colocadas em prática na sala de aula e a utilização de uma atividade investigativa associada a estas habilidades contribuiu significativamente para o processo de alfabetização científica dos estudantes. |
Asunto: | Leitura Educação Ciência Estudo e ensino Quimica Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUA |
Fecha del documento: | 10-jul-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_enci___paulo.pdf | 186.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.