Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUA
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vinícius Catão de Assis Souza | pt_BR |
dc.creator | Paulo Augusto Valadares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T08:52:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T08:52:53Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUA | - |
dc.description.resumo | Considerando a importância que a leitura tem na formação do aluno, é fundamental que ela seja trabalhada através de pesquisas e atividades, cujo caráter investigativo esteja em evidência. No contexto do ensino de Química a leitura contribui para a alfabetização científica dos estudantes, o que lhes permite melhor entendimento acerca do mundo e dos fenômenos que o cerca. Este trabalho teve como objetivo investigar o método que os professores de Química de uma escola pública em Nova Serrana/MG utilizam para trabalhar a leitura e a pesquisa em suas aulas, bem como demonstrar os resultados obtidos com uma atividade que utiliza a investigação e a pesquisa, a partir da leitura detalhada de textos e reportagens publicados em jornais e revistas. Para a realização da pesquisa, foi aplicado aos professores de Química um questionário para verificação da prática pedagógica com a leitura e a pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido uma atividade investigativa envolvendo a leitura e a pesquisa junto aos alunos de uma turma de 2ª Série do Ensino Médio. Concluiu-se que a leitura e a pesquisa, quando trabalhadas com uma abordagem investigativa, tornam as aulas de Química mais dinâmicas e podem possibilitar a construção do conhecimento científico pelos alunos. Os resultados deste trabalho podem ser considerados satisfatórios, uma vez que a leitura e a pesquisa foram colocadas em prática na sala de aula e a utilização de uma atividade investigativa associada a estas habilidades contribuiu significativamente para o processo de alfabetização científica dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | pesquisa | pt_BR |
dc.subject | atividade investigativa | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Quimica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_enci___paulo.pdf | 186.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.