Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GHFS3
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | As atividades experimentais investigativas, no ensino fundamental, para melhor compreensão do tema fungos na disciplina ciências |
Autor(es): | Janaina Fernandes Ferreira |
Primeiro Orientador: | Ana Cristina Ribeiro Vaz Rezende |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar como as atividades experimentais investigativas contribuem para a melhor compreensão do conteúdo teórico de Ciências relacionado ao tema Fungos. As atividades experimentais investigativas enriquecem as aulas permitindo que o aluno desenvolva habilidades como observação, reflexão e argumentação durante o processo de aprendizagem. Para a realização da pesquisa, foram ministradas aulas teóricas expositivas com o tema fungos em duas turmas, e, em uma das turmas, posteriormente, foi realizada uma aula com caráter investigativo através da utilização de experimento. Em seguida foi aplicado um questionário para verificar a efetiva aprendizagem. Os resultados obtidos na pesquisa foram satisfatórios e permitem concluir que a utilização da atividade experimental investigativa contribuiu para a melhor compreensão do tema fungos, melhorando a qualidade do ensino e tornando-o mais prazeroso. |
Assunto: | Educação Ciência Estudo e ensino Fungos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GHFS3 |
Data do documento: | 27-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
trabalho_de_conclus_o_de_curso.pdf | 725.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.