Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GHFS3
Tipo: Monografias de Especialização
Título: As atividades experimentais investigativas, no ensino fundamental, para melhor compreensão do tema fungos na disciplina ciências
Autor(es): Janaina Fernandes Ferreira
Primeiro Orientador: Ana Cristina Ribeiro Vaz Rezende
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar como as atividades experimentais investigativas contribuem para a melhor compreensão do conteúdo teórico de Ciências relacionado ao tema Fungos. As atividades experimentais investigativas enriquecem as aulas permitindo que o aluno desenvolva habilidades como observação, reflexão e argumentação durante o processo de aprendizagem. Para a realização da pesquisa, foram ministradas aulas teóricas expositivas com o tema fungos em duas turmas, e, em uma das turmas, posteriormente, foi realizada uma aula com caráter investigativo através da utilização de experimento. Em seguida foi aplicado um questionário para verificar a efetiva aprendizagem. Os resultados obtidos na pesquisa foram satisfatórios e permitem concluir que a utilização da atividade experimental investigativa contribuiu para a melhor compreensão do tema fungos, melhorando a qualidade do ensino e tornando-o mais prazeroso.
Assunto: Educação
Ciência  Estudo e ensino
Fungos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GHFS3
Data do documento: 27-Jun-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho_de_conclus_o_de_curso.pdf725.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.