Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GMGTL
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O discurso sobre a arte de fazer discursos e o ensino moderno de oratória
Autor(es): Ivan Capdeville Junior
Primeiro Orientador: Eliana Amarante de Mendonca Mendes
Primeiro membro da banca : Ida Lucia Machado
Segundo membro da banca: William Augusto Menezes
Resumo: Este trabalho visa a buscar na antiguidade os ideais que conduziam o processo de formação dos oradores e que permanecem ecoando nas práticas pedagógicas destinadas ao desenvolvimento da oralidade e da produção textual, para avaliar sua pertinência e eficácia na contemporaneidade. Baseia-se na contraposição do discurso de quem produz instruções para o desenvolvimento de habilidades retóricas e no de quem deseja se aperfeiçoar na área. Pretende encontrar a primeira dessas formações discursivas a partir da análise de prescrições encontradas em manuais de Retórica, escritos ao longo da história. A segunda, a partir de avaliações diagnósticas e finais de alunos de um curso moderno de oratória. Retoma conceitos fundamentais do mundo clássico e, inserido na linha da pedagogia retórica, defende que a Retórica oferece conceitos, caminhos e soluções plenamente aplicáveis ao desafio de melhorar o ensino-aprendizagem das linguagens. Propõe a Teoria do Desenvolvimento Retórico para explicar o funcionamento das atividades destinadas ao ensino da oratória e para servir como roteiro a quem pretenda dedicar-se ao próprio crescimento na oratória.
Abstract: This study aims to look at the antique ideals that drove the formation process of the speakers and remain echoing in pedagogical practices for the development of oral and textual production, to assess their relevance and effectiveness in contemporary times. It is based on the contrast between the speech of those who produce instructions for the development of rhetorical skills and the speech of those who want to improve themselves in this area. It wants to find the first of these discursive formations from the analysis of prescriptions found in manuals of rhetoric, written throughout history. The second, from initial diagnoses and final evaluations of students in a modern course on oratory. It resumes fundamental concepts of the classical world and, inserted into the line of Rhetorical Pedagogy , argues that Rhetoric offers concepts, paths and fully applicable solutions to the challenge of improving the teaching and learning of languages. Finally, it proposes Rhetorical Development Theory to explain the functioning of activities aimed at teaching public speaking and to serve as a guide to those who want to dedicate themselves to the growth in oratory.
Assunto: Análise do discurso
Produção textual
Retórica
Oralidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GMGTL
Data do documento: 12-Ago-2013
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