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Type: Monografias de Especialização
Title: Entraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonte
Authors: Ademilton Pires Maciel
First Advisor: Leise Kelli de Oliveira
Abstract: O Brasil teve rápido crescimento econômico no início do milênio, e consagrou-se como a sexta maior economia do mundo, provocando mudanças estruturais relevantes dentro do próprio país. Dentre as diversas mudanças, destaca-se o crescimento acelerado dos centros urbanos e a falta de planejamento dos sistemasde transporte para suportar este crescimento desordenado. Com isso, surgiram restrições à circulação de veículos de carga, impactando a gestão logística dasempresas de produtos de primeira necessidade nos grandes centros urbanos. No planejamento das rotas para os grandes centros é preciso considerar não somente as regras de circulação da região, mas também algumas restrições intrínsecas aos próprios consumidores finais, como, a janela de tempo, seja por falta de espaço físico não permitindo um estoque maior, por causa de algum pico de demanda, ouhorário restrito para carga e descarga, como, por exemplo, nos restaurantes que não têm uma entrada exclusiva para entrega de mercadoria e não per mitem que a entrega seja feita no horário de almoço, fazendo com que a procura por uma vaga para carga e descarga seja intensa. Lidar com essas peculiaridades à entrega paraas vendas diretas é um dos maiores desafios à gestão logística estratégica da Ultragaz que é pioneira na distribuição de Gás LP no Brasil, tendo iniciado suas operações em 1937 e que leva o gás de cozinha para quase todo o país. Este estudo apresenta, por meio de uma pesquisa de campo e da experiência da Ultragaz, as dificuldades em encontrar vagas para carga e descarga no centro de Belo Horizonte, os obstáculos encontrados e os impactos por não conseguir essasvagas ou por parar em locais proibidos. As vagas, por muitas vezes, são ocupadas por veículos particulares forçando os motoristas de caminhões a realizarem as entregas em filas duplas ou locais proibidos, que além de causar transtornos, congestionamentos, impactos financeiros, geram a possibilidade de ocorrer acidentes.
Abstract: Brazil experienced a rapid economic growth at the beginning of the millennium, and was consecrated as the sixth largest economy in the world. It would be naive to assume that this growth does not bring with it significant structural changes to the country. Among the many changes brought by this economic growth, the great urban centers suffered a "swelling" and the structures of the cities are no longer enough tosupport the heavy flow generated. Consequently, several restrictions on the movement of cargo vehicles emerged, impacting the management of logistics enterprises staple products in large urban centers. When we seek to plan daily routes to major centers, we must consider not only the rules of movement in the region, but also some limitations that are intrinsic to their own consumers. In planning the routes to major centers is necessary to consider not only the rules of movement in the region, but also some restrictions intrinsic to the very end consumers, as the windowof time, either for lack of space does not allow a stock higher by because of a peak demand or restricted time for loading and unloading, for example in restaurants that do not have a unique entry for delivery of merchandise and not permit the delivery is made at lunch time, causing demand for a berth for loading and unloading is intense.Dealing with these peculiarities delivery for direct sales is one of the biggest challenges to logistics management strategic of Ultragaz that pioneered the distribution of LP Gas in Brazil, having started its operations in 1937 and leads cooking gas for almost the whole country. This study will focus on elucidating, through field research and by some experiences of Ultragaz, the difficulties in finding places for loading and unloading in the center of Belo Horizonte, the obstacles encountered and the impacts for not getting these vacancies or stop locationsprohibited. These vacancies, many times, are occupied by private vehicles forcing truck drivers to conduct deliveries in double rows or banned vacancies, which besides causing inconvenience, congestion, financial impacts, generate the possibility of accidents.
Subject: Engenharia de transportes
Logística empresarial
Cargas e descargas
Gas Distribuição
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRQ43
Issue Date: 25-Apr-2013
Appears in Collections:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

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