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Type: Monografias de Especialização
Title: Análise das internações hospitalares por traumas de coluna e medula decorrentes de acidentes de transporte terrestre, Minas Gerais - Brasil
Authors: Graziele de Souza Tavares
First Advisor: Lenice de Castro M Villela
First Referee: Claudia Maria de Mattos Penna
Second Referee: Edna Maria Rezende
Abstract: Os Acidentes de transporte terrestre é uma das causas mais conhecidas e importantes de trauma na coluna vertebral e trauma raquemedular (TRM). Apesar de sua proporção não parecer expressiva, a relevância do seu estudo se dá pelo fato de acometerem mais os jovens do sexo masculino em idade produtiva e causarem sequelas quase sempre irreversíveis. Os estudos nacionais são ainda incipientes em se tratando de análises epidemiológicas dessas lesões no Brasil, e principalmente escassas quando se trata de custos hospitalares dessas lesões quando se analisado o tipo de vítima e os níveis vertebrais mais acometidos. O presente trabalho teve como objetivo analisar as internações hospitalares no SUS por trauma de coluna e na medula (TRM) no Estado de Minas Gerais no período de 2009 - 2012. O material do presente trabalho foi extraído do banco de dados do SIH/SUS (DATASUS). As características dos pacientes como idade e sexo, níveis vertebrais e medulares mais acometidos, tipo de vítima em relação ao meio de transporte (pedestre, ciclista, motociclista, ocupante de automóvel, ocupante de veículos de transporte pesado, ocupante de ônibus e acidente de transporte terrestre NE); além dos custos relativos às internações hospitalares (gastos totais e médios por internação), corresponderam as variantes analisadas. Foram usados os códigos da CID-10 da Organização Mundial de Saúde, na seleção das Autorizações de Internações Hospitalares (AIH) que correspondiam ao trauma de coluna e medula, bem como da seleção das vítimas acometidas. O presente estudo verificou que houve aumento percentual no número de internações hospitalares por acidentes de transporte terrestre para todo período no estado de Minas Gerais. O sexo masculino foi o que se internou com mais frequência e as faixas etárias de 20 a 29 anos e 30 a 39 anos, corresponderam à maioria de todas as internações. O número de óbitos hospitalares apresentou frequências regulares durante todos os anos, mesmo com o percentual de vítimas aumentando no período. Os gastos hospitalares totais e médios para tratamento das vítimas de acidente de transporte tiveram redução de 11,67% para todo o período analisado. As internações hospitalares para tratamento de traumas de colunas decorrente do acidente de transporte terrestre apresentou o nível vertebral cervical como o mais acometido, e este nível também foi predominantemente o mais acometido no sexo masculino. No sexo feminino a região lombar/sacral foi a mais propensa a desenvolver traumas tanto vertebrais quanto medulares. Quando analisando o tipo de vítima, aquelas mais propensas a desenvolver um trauma com e sem déficits neurológicos cervical foram: os motociclistas, os ocupantes de automóveis e os pedestres. Para todas as vítimas, o risco relativo foi maior em acometer o nível cervical em relação a qualquer outra região da coluna ou na medula. Os gastos hospitalares com as internações tanto por trauma na coluna ou na medula foram mais onerosos em ocupantes de veículos de transporte pesado, seguido dos acidentes de transporte terrestre NE. A análise epidemiológica das internações hospitalares por trauma de coluna esclareceu aspectos importantes referentes às principais causas que permeiam as fraturas de coluna e medula no Estado de Minas Gerais. A qualidade das informações disponíveis, custos e gastos para o sistema de saúde bem como um panorama amplo e detalhado do perfil das vítimas, podem permitir que ações de planejamento mais específicas para a promoção da saúde e cuidados dessa população sejam mais eficazes na prevenção aos traumas de coluna.
Abstract: The accidentes from inland transport are one of the major and most known causes of the vertebral column injury and spinal cord trauma (SCT). Although its proportion doesnt seem significant, the relevance of its study is due to the fact that it attacks essentially male young men at productive age and it causes sequels which most of the time are irreversible. The national studies are yet incipient in the matter of epidemiological analyses of such injuries in Brazil, and mainly scarce when it comes to hospital costs of such injuries and when we consider the kind of victim and the vertebral levels that are most attacked. The present works objective was to analyse the hospitalizations in the Public Health Service (PHS) that in Portuguese is called SUS (Serviço Único de Saúde) because of column and spinal cord trauma (SCT) in the Minas Gerais State between 2009 and 2012. This present material was extracted from the database of SIH/SUS (DATASUS). The characteristics of the pacients such as age and gender, the levels of vertebral and spinal cord which are more attacked, the kind of victim in relation to the means of transportation (pedestrian, cyclist, motorcyclist, car occupant, heavy transportation occupant, bus occupant and accidents of inland transportation accident); besides the relative costs due to the hospitalizations (total and average costs for hospitalization) correspond to the analysed variants. The Cid-10 Codes of the World Health Organization were used to select the hospitalizations that corresponded to column and spinal cord trauma, as well as the selection of the involved victims. The present study has verified that there was an increasing in the number of hospitalizations due to inland accidents during all the considered period in the Minas Gerais State. The male gender was the most frequent hospitalized and the ages groups from 20 to 29 and 30 to 39 correspond to the majority of all the hospitalizations. The number of in-hospital deaths showed the same regular frequencies during all the considered years, even with the percentage of victims increasing in the period. The total and average hospital costs for treatment of the inland transportation accident had a shortage of 11,67% during the analysed period. The hospitalizations for treatment of column trauma caused by inland transportation accident exhibited the cervical spine level as the most injured part, it was also this level which was the most common attacked in men. In relation to the female gender the lumbar/sacral region was the most likely to develop either vertebral or medular traumas. When analysing the kind of victim, those who are more likely to develop trauma with or without cervical neurological deficits were: motorcyclists, occupants of motor vehicles and pedestrians. For all the victims, the relative risk was greater attacking the cervical level in relation to other parts of the column and medule. The hospital expenditures with hospitalizations either for vertebral column or spinal medulla trauma were the most costly for occupants of heavy transportation vehicles followed by inland transportation accidents. The epistemological analysis of the hospitalizations because of column trauma has cleared important aspects referring to the main causes that permeate the column and medullar fractures in Minas Gerais State. The quality of the available informations, costs and expenditures for the health public system as well as a wide-ranging and detailed of the victims' profiles may allow that more specific planning actions for health prommotion and care of the target population be more effective in preventing the column traumas.
Subject: Saúde pública
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYHWW
Issue Date: 28-Jun-2013
Appears in Collections:Especialização em Saúde Coletiva

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