Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYMR8
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes
Autor(es): Tércia Rodrigues Timo
Primeiro Orientador: Luiz Francisco Dias
Resumo: O Ensino Língua Portuguesa em acordo com os PCNs exige do professor domínio da Linguística Textual e de Literatura, mas há dissensões entre as competências e os domínios que esse documento espera e a formação dos professores. O livro didático então surgiria como mediador dessa relação, se aos autores não faltassem critérios operacionais e noções teóricas como sugere Marcuschi, o que implica dificuldade no processo ensino-aprendizagem. O texto propõe analisar essa situação a partir de uma experiência de ensino de Língua Portuguesa para adolescentes em um projeto de leitura e escrita literária.
Abstract: The Portuguese Language Teaching, in accordance with the PCNs, requires from the teacher a variety of knowledge in Textual Linguistics and Literature, but there are dissensions between skills and domains that this document demands and what the portuguese language teacher usually has. The textbooks emerge as this relationship's mediators, but their authors have no operational criteria and theoretical notions, as suggested Marcuschi, implying difficulty in teaching-learning process. The text aims to analyze the situation from a teaching experience of Portuguese Language for teenagers on a literary reading and writing project.
Assunto: Língua portuguesa Estudo e ensino
Leitura
Lingüística textual
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYMR8
Data do documento: 1-Nov-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
t_rcia_rodrigues_timo.pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.