Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYQ2A
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aula
Autor(es): Marlos Augusto de Souza
primer Tutor: Marcelino Rodrigues da Silva
Resumen: Este trabalho estuda a crônica de futebol no Brasil, através de uma relação entre a história da crônica jornalística e a trajetória desse esporte no país. A crônica se desenvolveu como um gênero voltado para um conjunto mais amplo de leitores, aproximando-se da linguagem e da cultura das classes populares e tomando como tema fatos ligados à atualidade, exigindo do escritor uma participação direta no dia-a-dia e na realidade social. O futebol, por sua vez, chegou ao país como um esporte elitista, mas se tornou extremamente popular, envolvido por um complexo fenômeno de comunicação de massas, que apresenta uma intensa produção de discursos. Combinados, esses dois processos deram origem à crônica de futebol, gênero de grande alcance popular e praticado por grandes escritores, como Nelson Rodrigues, Armando Nogueira e Mário Filho. Propõe-se, portanto, que a crônica de futebol pode ser utilizada em sala de aula, tanto para o desenvolvimento da percepção dos alunos em relação aos recursos textuais utilizados para a recriação dos acontecimentos esportivos quanto para a discussão de temas transversais importantes, relacionados a disciplinas como a História, a Geografia e a Sociologia, tornando-se assim um instrumento para o estímulo do interesse dos estudantes pela leitura e sua formação como cidadãos e leitores críticos.
Abstract: This work studies soccer chronicles in Brazil, through a relation between the history of journalistic chronicles and the trajectory of this sport in the country. Chronicles have developed as a genre aimed at a wider set of readers, approaching the language and culture of the popular classes and, taking as topic, facts related to current events, demanding from the writer a direct participation in the daily routine and social reality. Soccer, for its turn, arrived in the country as an elitist sport, but became extremely popular, wrapped by a complex mass communication phenomenon, which presents an intense production of speeches. Combined, these two processes gave rise to the origin of soccer chronicles, a genre of great popular reach and practiced by great writers, such as Nelson Rodrigues, Armando Nogueira and Mário Filho. It is proposed, therefore, that soccer chronicles can be used in the classroom, as much for the development of the students perception regarding the textual resources used for the recreation of sport events, as for the discussion of important transverse themes, related to subjects such as History, Geography and Sociology, thus becoming an instrument for the stimulation of the students interest in reading and their formation as citizens and critical readers.
Asunto: Leitura
Futebol na literatura
Língua portuguesa Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYQ2A
Fecha del documento: 7-ene-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_do_marlos_vers_o_final.pdf191.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.