Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H6JQZ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Frederico Rodrigues Borges da Cruzpt_BR
dc.contributor.referee1Roberto da Costa Quininopt_BR
dc.contributor.referee2Gregorio Saravia Atuncarpt_BR
dc.contributor.referee3José Hissa Ferreirapt_BR
dc.creatorHarley Francisco de Araujopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T17:48:45Z-
dc.date.available2019-08-14T17:48:45Z-
dc.date.issued2004-11-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H6JQZ-
dc.description.abstractThis dissertation deals with issues related to modeling inter-queue traffic in network of M/G/c/c state-dependent queues. We considered queues in series, merges, and splits. In order to evaluate the systems, we observed mainly the inter-departure time, but also regarded were the traditional performance measurements such as blocking probability, throughput, work-in-process, and sojourn time. Our results point to a good fit of the exponential distributions in modeling the inter-queue inter-departure time, in almost all cases tested.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, abordamos a questão da modelagem do tráfego entre filas em sistemas de filas M/G/c/c dependentes do estado, configuradas em redes. Topologias série, divisão (do inglês split) e junção (merge) foram consideradas. Para a avaliação dos sistemas observamos principalmente os tempos entre partidas, mas também as tradicionais medidas de desempenho, isto é, a probabilidade de bloqueio, a taxa efetiva de chegada (também conhecida como a taxa de atendimento, em inglês throughput), o número médio de usuários no sistema (ou o work-in-process) e o tempo médio no sistema. Os resultados indicam que o modelo com chegadas exponenciais é uma boa aproximação na modelagem do tráfego entre filas, em quase todos os casos simulados. Eles apontam, também, para uma surpreendente similaridade existente entre topologias diversas. Estes resultados são comprovados pelas simulações.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.subject.otherTeoria das filaspt_BR
dc.subject.otherEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subject.otherSistemas de redept_BR
dc.titleCaracterização de tráfego entre filas M/ G/ c/ c dependentes de estadopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___harley_francisco_de_araujo.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.