Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HAF2J
Type: Monografias de Especialização
Title: Ambientes de leitura: a organização do espaço como importante contribuição para a relação da criança com o livro
Authors: Rosemeire de Godoy Abranches
First Advisor: Sandro Vinicius Sales dos Santos
Abstract: O presente trabalho pretendeu investigar a importância da organização dos ambientes de leitura no contexto da Educação Infantil, como instrumento que promove a aproximação da criança com a cultura literária. O estudo partiu de inquietações que surgiram na minha prática em sala de aula. Inicialmente, observei que as crianças frequentemente rasgavam e rasuravam os livros oferecidos a elas. Também observei que diante dessa situação, as educadoras da escola guardavam os livros em armários, afastando os alunos cada vez mais do objeto literário. O objetivo central dessa pesquisa foi analisar como a organização de ambientes de leitura interfere na relação das crianças com os livros. Além disso, o estudo de caráter qualitativo teve como objetivos específicos: construir ambientes de leitura no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Mundo Maior; analisar, após a intervenção, como as crianças vêm esse novo espaço e; perceber como as educadoras da escola avaliam a relação das crianças com os livros nesses novos ambientes. Para isso, foi proposta uma revisão bibliográfica sobre o tema, que apontou caminhos a respeito da organização de ambientes de leitura na construção de um projeto de intervenção.
Subject: Livros e leitura
Leitura
Educação
Educação pre-escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HAF2J
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc___rosy___ii_vers_o.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.