Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HAF2J
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Ambientes de leitura: a organização do espaço como importante contribuição para a relação da criança com o livro |
Autor(es): | Rosemeire de Godoy Abranches |
Primeiro Orientador: | Sandro Vinicius Sales dos Santos |
Resumo: | O presente trabalho pretendeu investigar a importância da organização dos ambientes de leitura no contexto da Educação Infantil, como instrumento que promove a aproximação da criança com a cultura literária. O estudo partiu de inquietações que surgiram na minha prática em sala de aula. Inicialmente, observei que as crianças frequentemente rasgavam e rasuravam os livros oferecidos a elas. Também observei que diante dessa situação, as educadoras da escola guardavam os livros em armários, afastando os alunos cada vez mais do objeto literário. O objetivo central dessa pesquisa foi analisar como a organização de ambientes de leitura interfere na relação das crianças com os livros. Além disso, o estudo de caráter qualitativo teve como objetivos específicos: construir ambientes de leitura no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Mundo Maior; analisar, após a intervenção, como as crianças vêm esse novo espaço e; perceber como as educadoras da escola avaliam a relação das crianças com os livros nesses novos ambientes. Para isso, foi proposta uma revisão bibliográfica sobre o tema, que apontou caminhos a respeito da organização de ambientes de leitura na construção de um projeto de intervenção. |
Assunto: | Livros e leitura Leitura Educação Educação pre-escolar |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HAF2J |
Data do documento: | 30-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc___rosy___ii_vers_o.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.