Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HAF2J
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sandro Vinicius Sales dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Rosemeire de Godoy Abranches | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T05:28:44Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T05:28:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HAF2J | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretendeu investigar a importância da organização dos ambientes de leitura no contexto da Educação Infantil, como instrumento que promove a aproximação da criança com a cultura literária. O estudo partiu de inquietações que surgiram na minha prática em sala de aula. Inicialmente, observei que as crianças frequentemente rasgavam e rasuravam os livros oferecidos a elas. Também observei que diante dessa situação, as educadoras da escola guardavam os livros em armários, afastando os alunos cada vez mais do objeto literário. O objetivo central dessa pesquisa foi analisar como a organização de ambientes de leitura interfere na relação das crianças com os livros. Além disso, o estudo de caráter qualitativo teve como objetivos específicos: construir ambientes de leitura no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Mundo Maior; analisar, após a intervenção, como as crianças vêm esse novo espaço e; perceber como as educadoras da escola avaliam a relação das crianças com os livros nesses novos ambientes. Para isso, foi proposta uma revisão bibliográfica sobre o tema, que apontou caminhos a respeito da organização de ambientes de leitura na construção de um projeto de intervenção. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência Na Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pre-escolar | pt_BR |
dc.title | Ambientes de leitura: a organização do espaço como importante contribuição para a relação da criança com o livro | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc___rosy___ii_vers_o.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.