Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HCFMW
Type: Monografias de Especialização
Title: Conselho de classe na escola técnica do SUS em Sergipe: uma intervenção necessária
Authors: Soraya Dantas de Moraes
First Advisor: Alcione Bastos Rodrigues
First Referee: Maria Dolores Soares Madureira
Abstract: Em decorrência da nova visão de co-responsabilização do indivíduo, enquanto sujeito protagonista dos processos de discussões e decisões na gestão de políticas públicas, a proposta de criação de Conselhos, como instância de controle social, seja na área de educação quantona área da saúde, vem atender a exigência destas políticas sociais, preocupadas com a formação de um indivíduo crítico, apto a viver em sociedade, no exercício de sua cidadania. Numa instituição como a Escola Técnica do SUS, em que se fundem ações das Políticas deEducação e de Saúde, buscando formar indivíduos que já atuam como profissionais do sistema de saúde, agregando a este processo de formação normas e condutas do sistema educacional vigente, é imprescindível que haja um espaço em que o exercício de participaçãodo coletivo nos processos desta escola venham corresponder às exigências destas políticas neste novo contexto social. Para tanto se torna indispensável a implementação de um Conselho de Classe, proposta de intervenção aqui apresentada, possibilitando através daparticipação dos atores envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem, uma nova cultura que venha atender de forma crítica e reflexiva questões características deste espaço de gestão,democrático e avaliativo, garantindo assim que haja uma avaliação do processo educacional, de forma dinâmica, dialógica e processual, no cotidiano de trabalho da Escola Técnica do SUS em Sergipe, respaldando-se sempre nos documentos oficias desta instituição.Objetivando elaborar esta proposta de intervenção, através da implantação do Conselho de Classe, normatizado em seu Regimento Escolar, optou-se por utilizar como metodologia de trabalho ações que reforçassem o caráter intervencionista deste estudo, com foco nosprocessos de trabalho do coletivo da escola, com a participação de todos os núcleos de forma representativa, através das ações democráticas de gestão, visando o fortalecimento da EscolaTécnica do SUS em Sergipe.
Abstract: As a result of the new vision of co-responsibility of the individual, as principal agent of the process of discussions end decisions in the management of public policies, the proposed creation of Councils, as an instance of social control, whether in education as in health, comemeet the requirement of these social policies, concerned with the formation of an individual critic, fit to live in society, in the exercise of their citizenship. In an institution such as SUS Technical School in merging actions Policies Education and Health, seeking to train individuals already working as professionals in the health system, adding to this training process norms and behaviors of effective educational system, it is essential that there is a space in which the exercise of collective participation in the processes of this school will meet the requirements of these policies in this new social context. Therefore it becomes necessaryto implement a Class Council, intervention proposal presented here, enabling through the participation of stakeholders in the process of teaching and learning a new culture that will meet a critical and reflective characteristics of this space issues management democratic andevaluation, ensuring that there is an assessment of the educational process in a dynamic, dialogical and procedural, in the daily work of the Technical School of SUS in Sergipe, always backing up official documents of the institution. Aiming to develop this proposedintervention through the implementation of the Class Council, regulated in its Charter School, we chose to use as a working methodology actions that reinforce the interventionist nature of this study, focusing on the processes of collective work of the school, with the participation ofall the cores in a representative manner, through the actions of democratic management, aimed at strengthening the Technical School of SUS in Sergipe.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HCFMW
Issue Date: 19-Sep-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
soraya_dantas_de_moraes_2013.pdf231 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.