Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HDHLB
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dc.contributor.advisor1Maria das Merces Reis de Castropt_BR
dc.creatorMilene Adriane Lucianopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T23:27:44Z-
dc.date.available2019-08-13T23:27:44Z-
dc.date.issued2013-11-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HDHLB-
dc.description.abstractIn the last decade, the automotive industry has been replacing plastic fuel tanks for metallic tanks. The metallic tanks are impermeable to hydrocarbons, do not need to be painted after stamping and are 100% recyclable. However, the metallic tanks are subject to corrosive processes when in contact with fuels or aggressive atmospheres which, in turn, can reduce their lifetime. One protective method to prevent corrosion of metallic tanks is the use of coatings. Among the most commonly used coatings are the tin and, recently, the organometallic. Literature data about the corrosion resistance of the organometallic coating are scarce. This study aims to compare the corrosion resistance of automotive tanks with organometallic coating and tin coating, both in contact with various fuel systems. Different characterization and corrosion resistance techniques were used, such as salt spray test, immersion tests and electrochemical impedance spectroscopy. The results indicated a higher efficiency of the organometallic coating associated with the galvanized extra deep drawing steel, when compared to the tin coated steel.pt_BR
dc.description.resumoA partir da última década, a indústria automotiva vem substituindo os tanques automotivos plásticos pelos tanques automotivos metálicos. Os tanques metálicos possuem as vantagens de não serem permeáveis aos hidrocarbonetos, não necessitarem de serem pintados após a estampagem e serem 100% recicláveis. Como são metálicos, podem estar sujeitos a processos corrosivos quando em contato com os combustíveis ou atmosferas agressivas o que, consequentemente, pode diminuir o seu tempo de vida útil. Para evitar a corrosão dos tanques metálicos é necessário que o aço utilizado receba um recobrimento. Dentre os recobrimentos mais utilizados estão o do tipo estanhado e, recentemente, do tipo organometálico. Pouco se sabe sobre a resistência da corrosão do recobrimento organometálico. Assim, esse trabalho tem por objetivo comparar a resistência à corrosão de tanques automotivos com recobrimento organometálico e com recobrimento estanhado, ambos em contato com variados sistemas combustíveis. Várias técnicas de caracterização e resistência à corrosão foram utilizadas, tais como: ensaio de névoa salina, ensaios de imersão e espectroscopia de impedância eletroquímica. Os resultados indicam uma maior eficiência do recobrimento organometálico, associado ao aço EEP galvanizado, quando comparado com o recobrimento estanhado. Dentre dois fornecedores diferentes do aço com recobrimento organometálico, o tanque do fornecedor A apresentou ligeira superioridade em relação ao tanque do fornecedor B.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspectroscopia de impedância eletroquímicapt_BR
dc.subjectRevestimento organometálicopt_BR
dc.subjectTanque automotivopt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subject.otherCombustíveispt_BR
dc.subject.otherEngenharia quimicapt_BR
dc.subject.otherEspectroscopia de impedânciapt_BR
dc.subject.otherAutomóveispt_BR
dc.titleAvaliação da resistência à corrosão de tanques automotivos com recobrimento organometálicopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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