Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HDNWK
Type: Monografias de Especialização
Title: Composição de currículo integrado aplicado ao planejamento de cursos
Authors: Kellin Danielski
First Advisor: Simone Mendes Carvalho
Abstract: A Escola Técnica do SUS Blumenau executa cursos de formação e especialização técnica na área da saúde, e, nesse trabalho especificamente, os cursos na área da enfermagem seguindouma pedagogia por competências, bem como um modelo integrado de currículo em suas matrizes. Nesse modelo, as disciplinas são chamadas a contribuir conjuntamente ao estudo de assuntos complexos, selecionados como processos importantes que o aluno deve conhecer e dominar. Para cada assunto pode variar a combinação das disciplinas chamadas a contribuir, mas o objetivo sempre visa a uma compreensão global e integrada do fenômeno. Dessa formaas disciplinas são chamadas de bases tecnológicas que compreendem um recorte da área de conhecimento estudada e norteada pela competência a ser desenvolvida pelo aluno. Diante dessa concepção, e considerando que os docentes dos cursos da área de enfermagemapresentam dificuldades na realização do seu planejamento, no que diz respeito aos conteúdos a serem trabalhados dentro de cada temática ou área de conhecimento. Parte-se dessa problemática para propor a elaboração de um material pedagógico coletivo sobre as basestecnológicas. Intenciona-se trazer subsídios por meio dessa estratégia de ensino e aprendizagem para ser utilizada em capacitações técnicas e pedagógicas futuras
Abstract: The Escola Técnica do SUS Blumenau runs training courses and technical expertise in health, and specifically in this work, courses in nursing followed by a pedagogy skills as well as an integrated curriculum at their headquarters. In this model, subjects are asked to contributejointly to the study of complex subjects, selected as important processes that students should know and master. For each subject can vary the combination of subjects asked to contribute, but the goal has always aimed at a comprehensive and integrated understanding of thephenomenon. That way the disciplines are called technological bases comprising a cutout area of knowledge studied and guided by competence to be developed by the student. Given thisconception, and considering that teachers of courses in nursing have difficulty in carrying out their planning, with regard to the content to be worked within each theme or area of knowledge. Part of this problem is to propose the development of a collective educational material about the technological bases. Intends to provide subsidies through this strategy ofteaching and learning for use in technical training and educational future
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HDNWK
Issue Date: 7-Oct-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kellin_danielski.pdf344.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.