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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Distribuição de mercadorias através de espaços logísticos urbanos
Authors: Rafaella de Souza Henriques
First Advisor: Leise Kelli de Oliveira
First Referee: Martin Gomez Ravetti
Second Referee: Anderson Laécio Galindo Trindade
Abstract: O transporte urbano de cargas é o alimentador de toda a cadeia de consumo, sendo essencial para a sobrevivência da sociedade, porém gera muitos conflitos. Infelizmente, no Brasil a maioria das iniciativas resume-se a legislações restritivas e punições aos transportadores. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo analisar a utilização do Espaço Logístico Urbano como intermediador na entrega de cargas no seu destino final. Para o desenvolvimento deste trabalho foram elaborados dois modelos matemáticos com objetivo caracterizar a situação atual da distribuição de mercadorias urbanas (Modelo 1 baseado nas abordagens clássicas de roteamento de veículos) e a situação proposta da utilização de ELUs como intermediário das cargas (Modelo 2 baseado em abordagens clássicas do modelo de desenho de redes). Foram analisados três cenários: Cenário 1 para representar a situação atual e aplicação do Modelo 1, o Cenário 2 para representar a situação proposta e aplicação do Modelo 2 e o Cenário 3 que representa uma situação intermediária, utilizando ambos os modelos. Os resultados do Cenário 1 evidenciaram que os caminhões utilizados percorrem longas distâncias e, em sua maioria, com baixa utilização da capacidade dos veículos. Já para o Cenário 2, os resultados evidenciaram que os caminhões circulam menores distâncias com uma maior utilização. Além disso, ao colocar triciclos para o transporte da última milha, os custos e emissões de CO2 são reduzidos, corroborando para uma maior viabilidade da utilização de ELUs, conforme Cenário 3.
Abstract: Urban freight transport is the feeder of the whole consumption chain, and it is essential for the society survival. But it causes conflicts. Unfortunately, in the Brazil most initiatives comes down to restrictive legislation and punishments for carriers. In this context, this study aims to analyze the use of Urban Logistic Space as an intermediary step in the delivery of cargo to its final destination. To develop this work, two mathematical models were elaborated in order to characterize the current situation of urban freight distribution (Model 1 based on classical approaches for vehicle routing problem) and the proposed situation for the use of ELUS as intermediate in urban freight transport (Model 2 based on classical approaches for network design problem). Three scenarios were analyzed: the Scenario 1 to represent the current situation and application of the Model 1, the Scenario 2 represents the proposed situation and application of the Model 2, and the Scenario 3 represents an intermediate situation between the previous, using both models. The routing results, Scenario1, showed that the used trucks have traveled long distances and mostly with low capacity utilization of vehicles. For the design network model, Scenario2, the results showed that the trucks have circulated smaller distances with greater utilization. Furthermore, when placing tricycles to transport the "last mile", the costs and CO2 emissions are reduced, corroborating for a greater feasibility of using ELUS, according to Scenario 3.
Subject: Logística empresarial
Engenharia de produção
Distribuição de mercadorias
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HKFGD
Issue Date: 20-Feb-2014
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