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Type: Monografias de Especialização
Title: Imagem e dialética na educação da cidade bem governada
Authors: João Anacleto Ferreira Souza
First Advisor: Marcelo Pimenta Marques
Abstract: O trabalho discute a importância da imagem e da dialética na educação da cidade bem governada apontando porque as imagens poéticas não podem fazer parte da cidade bem governada. Para isso é necessário o conhecimento do que é imagem e do que é dialética, além de compreender o que Platão entende por educação. Com isso, a discussão se volta ao Platão iconoclasta que é também iconófilo, ou seja, o Platão que critica as imagens, mas forma filósofos pela imagem. Para que se possa perceber como Platão não entra em contradição ao realizar essa critica e construção da imagem é importante perceber a diferença existente entre a imagem poética e a imagem platônica. Essa diferença pode ser apresentada como o modo como a imagem é utilizada por Platão, ou seja, a imagem que é bem utilizada, aquela que consegue se mostrar como imagem. A imagem utilizada dessa forma é capaz de apontar para seu original e possibilitar ao sujeito ser apto a dialética. Nesse contexto a dialética faz sentido, tem utilidade, pode ser alcançada. A dialética é a arte de perguntar, responder e refutar que compreendida de modo estrito senso está para além das imagens, mas tomada em uma perspectiva mais ampla, como tomada de consciência crítica da imagem, é imagética. Todos os diálogos platônicos são permeados pelo processo dialético. Por fim a educação é o que visa o que é mais verdadeiro sem se esquecer do que é melhor para a cidade. Assim imagem e dialética são muito importantes para a educação, pois são a oportunidade de conhecer o mais verdadeiro e a ferramenta que possibilita esse conhecimento, além de ser o melhor para a cidade. Isso porque apenas aquele que for apto à dialética pode se tornar o filósofo governante que tornará a cidade próspera, justa e bela.
Abstract: Le travail discute l'importance de l'image et de la dialectique dans l'éducation de la ville bien gouvernée. En indiquant parce que les images poétiques ne peuvent pas faire partie de la ville bien gouvernée. Pour cela est nécessaire la connaissance dont c'est image et dont c'est dialectique. Même, cest nécessaire faire la compreenssion de ce que Platon comprend par éducation. Avec cela, la discussion se tourne à Platoniconoclast qui est aussi iconófilo, c'est-à-dire, Platon qui critique les images, mais la forme philosophes par l'image. Pour qu'il se puisse percevoir comme Platon n'entre pas en contradiction réaliser cette critique et construction de l'image est importante de percevoir la différence existante entre l'image poétique et l'image platonique. Cette différence peut être présentée comme la manière comme l'image est utilisée par Platon, c'est-à-dire, l'image qui bien est utilisée, celle qui réussit à se montrer comme image. L'image utilisée de cette forme est capable d'indiquer son original et pour rendre possible au sujet être apte la dialectique. Dans ce contexte la dialectique fait sens, a utilité, peut être atteinte. La dialectique est l'art de de demander, de répondre et de réfuter que comprise de manière stricte sens il est outre les images, mais prise dans une perspective plus suffisante, comme prise de conscience critique de l'image, c'est imagética. Tous les dialogues platoniques sont parmis par le processe dialétic. Finalement l'éducation est ce qui vise ce qui est plus vrai sans s'oublier que c'est meilleur pour la ville. Ainsi image et dialectique sont très importantes pour l'éducation, ils donc sont l'occasion de connaître le plus vrai et outil lequel rend possible cette connaissance, outre être meilleur pour la ville. Cela parce que seulement celui qui sera apte à la dialectique peut se rendre le philosophe gouverneur qui rendra de la ville prospère, juste et belle.
Subject: Sofistas (Filosofia grega)
Eduacação
Dialética
Platão
Filosofia
Poetas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HUSH9
Issue Date: 30-Jan-2012
Appears in Collections:Especialização em Temas Filosóficos

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