Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JMMPR
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação em saúde na terapia intensiva: intervenções do Enfermeiro
Authors: Simone Soares da Silva
First Advisor: Anadias Trajano Camargos
First Referee: Aide Ferreira Ferraz
Second Referee: Fabiola Carvalho de Almeida Lima
Abstract: O Centro de Terapia Intensiva CTI é um local desconfortável e alta tecnologia, marcado pelo distanciamento da sociedade e pela ausência de privacidade. A internação neste setor é precedida por comprometimentos orgânicos, presentes e potenciais, que colocam em risco a vida do ser doente. Portanto é imprescindível que os pacientes e familiares sejam preparados e orientados, pois eles defrontam com um ambiente desconhecido. Objetiva-se neste estudo discutir sobre as intervenções do enfermeiro como educador em saúde do CTI. Para tanto, realizou-se uma Revisão Integrativa na qual foi pautada em estudos levantados na Base de Dados de Enfermagem (BDENF), na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP); por busca reversa e por indicação de especialista. Os resultados evidenciaram a educação em saúde como uma prática intrínseca do processo de trabalho da Enfermagem, apesar de nem sempre os enfermeiros estarem envolvidos nela. Diante disso, consideramos que há necessidade do enfermeiro em se envolver mais com o processo educativo. Espera-se com este estudo, contribuir com os profissionais que trabalham no CTI e com as instituições de saúde, para que possam refletir sobre a importância da educação em saúde como uma ferramenta relevante para ser utilizada durante a permanência do paciente no CTI.
Abstract: The Center of Intensive Therapy - CIT is an uncomfortable place and high technology, marked by detachment of the society and lack of privacy. The hospitalization in this section is preceded by organic compromised, presents and potential, that place in risk the life of being sick. Therefore it is indispensable that the patients and relatives are prepared and guided, therefore they confront with an unknown atmosphere. It is objectified in this study to discuss about the nurse interventions as educator in health of CIT. For so much, did a Integrative Revision in which was based in studies gotten in the Nursing Database (BDENF) in the Latin-American Literature and of Caribbean in Sciences of the Health (LILACS), of the Virtual Library in Health (BVS); in the Digital Library of Theses and Dissertations of the University of São Paulo (USP); for reverse search and for specialist's indication. The results evidenced the education in health as an intrinsic practice of the process of work of Nursing, in spite of not always the male nurses be involved in her. Before that, we considered that there is the nurse need involve more with the educational process. It is hoped that this study contribute to the professionals who work in CIT and health institutions, so that they can reflect on the importance of education in health as a relevant tool to be used during a patient stays in CIT.
Subject: Cuidados críticos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JMMPR
Issue Date: 20-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Hospitalar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_vers_o_final_7.pdf322.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.