Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JXNHX
Type: Monografias de Especialização
Title: O problema de seleção de fornecedores: estudo de caso para compras spot
Authors: Fernanda Ribeiro Lima Sant'ana
First Advisor: Leandro Cardoso
First Co-advisor: Charliston Marques Moreira
First Referee: Leise Kelli de Oliveira
Abstract: A seleção de fornecedores é considerada uma atividade estratégica para empresas em meio a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos. Trata-se de uma importante decisão para a obtenção de menores custos e melhores níveis de serviço nas organizações. Diversos atributos podem ser considerados na seleção de fornecedores de acordo com as necessidades de cada situação, como qualidade, prazo de entrega, fatores socioambientais, preços. O presente estudo tem como objetivo selecionar dentre os modelos mais utilizados para seleção de fornecedores aquele que mais se adapta às necessidades de uma gerência de compras de materiais no contexto de compras repetitivas. A principal contribuição deste trabalho é a adaptação do método AHP (Modelo de Análise Hierárquica) na formulação e resolução da escolha de fornecedores em um processo de contratação real. Como resultado da pesquisa, a partir da comparação entre a percepção inicial dos informantes-chave da pesquisa e o resultado da aplicação do método AHP, o modelo mostrou-se adequado às necessidades da organização em estudo, com potencial de agregação de valor para seus processos de compras.
Abstract: The Supplier Selection Problem is considered a strategic activity for companies that are embedded in dynamic and competitive environments. This is an important decision to obtain lower costs and better service levels in the companies. Several attributes can be considered in supplier selection according to the needs of each situation, such as quality, service level, environmental factors, costs . The present study aims to select among the most widely used models for selection of suppliers which best fits the needs of a company in the context of repetitive purchases. The main contribution of this study is the adaptation of the AHP (Analytic Hierarchical Process) in the formulation and solution of choice of suppliers in a real purchasing process. As a result of the research, from the comparison between the initial perception of the key informants of the research and the results of the application of AHP, the model was adequate to the needs of the organization, with the potential to add value to their purchasing processes.
Subject: Engenharia de transportes
Logística empresarial
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JXNHX
Issue Date: 12-Mar-2014
Appears in Collections:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_fernanda_ribeiro_lima_sant_ana.pdf770.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.