Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRHP2
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Percepções dos técnicos de enfermagem acerca da formação profissional, sobre a morte e o morrer
Autor(es): Emerson Daniel Souza
primer Tutor: Selme Silqueira de Matos
Resumen: Morte: matriz conflituosa que ainda interfere negativamente na forma de se processar a relação educativa e o agir profissional para lidar com acontecimentos que envolvem a morte e o morrer. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos técnicos de enfermagem acerca da formação profissional, sobre a morte e o morrer. Trata-se de uma metassíntese, cuja busca dos estudos foi realizada nas bases LILACS, BDENF, SCIELO, MEDLINE, REDALYC e Banco de Teses e Dissertações da USP, UNICAMP e UFMG. Foi identificado um total de 638 publicações incluindo todas as repetições, selecionadas quarenta e sete, sendo que cinco compuseram a amostra por atenderem os critérios de inclusão: estudos relacionados à percepção de técnicos e enfermeiros, publicados em inglês, português ou espanhol no período de 1998 a 2013. Os resultados revelaram que os técnicos de enfermagem ainda estão despreparados para o enfrentamento da morte em seu cotidiano de trabalho. Conclui-se que apesar da incipiência de estudos ainda publicados, os selecionados possuem baixo risco deviés, permitindo que o resultado desta pesquisa forneça subsídios para reflexões, sensibilizações e melhorias nos processos ensino-aprendizagem que favoreçam uma educação sobre a morte e o morrer na formação do técnico em enfermagem, permitindo a descoberta e prática de valores morais, éticos e bioético, além de modos mais humanizados na prestação do cuidado, tanto na vida, quanto na morte.
Abstract: Death: conflicting array that still interferes negatively in the rendering of the educational relationship and the act of professionalism in dealing with events involving death and dying. The objective of this study was to identify the perception of nursing technicians regarding the professional training concerning death and dying. This is a meta-synthesis for whichresearches were conducted in the following databases: LILACS, BDENF, SciELO, MEDLINE, REDALYC Bank of Theses and Dissertations USP, UNICAMP and UFMG. A total of 63 publications, including all repetitions, were identified and forty sever were selected, of which five were the sample, chosen due to the inclusion criteria identified: studiesrelated to the perception of nursing technicians, published in English, Portuguese, or Spanish from 1998 to 2013.The results revealed that nursing technicians are still not yet equipped to the handling of death in their everyday work. It is concluded that despite the insipience of thestudies yet published, the selected possess a low risk of bias, permitting that the results of this research provide subsidies for reflections, sensitization and betterment of the learning processwhich favors education about death and dying in the training of a nursing technician, permitting the discovery and practice of moral, ethical and bioethical values, as well as more humane ways in the provision of care, both in life and in death.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRHP2
Fecha del documento: 21-feb-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_emerson_19_05_2014_final.pdf339.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.