Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRJ2J
Type: Monografias de Especialização
Title: A educação permanente na Unidade de Terapia Intensiva Adulto: ações que humanizam a prática assistencial da enfermagem
Authors: Carolina Teixeira Cunha
First Advisor: Eline Lima Borges
First Referee: Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
Abstract: À equipe de enfermagem cabe um cuidado assistencial pautado no conhecimento técnico-científico além do suporte psicossocial, por meio da humanização, que seja capaz de lidar e amenizar os efeitos da hospitalização e confinamento que as UTI empregam em seus pacientes. O objetivo deste estudo foi o de identificar ações de educação permanente que propiciam a humanização da prática assistencial daequipe de enfermagem brasileira de Unidades de Terapia Intensiva Adulto.Trata-se de metassíntese, cuja busca dos estudos foi realizada por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados:Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF).Foram identificados um total de 23 publicações, sendo selecionadas três de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos: publicações em português do período de 2003 a 2013, cuja amostra fosse composta por profissionais de enfermagem sendo que estudos deveriam ser desenvolvidos no Brasil em cenário de unidade de terapia intensiva para adultos. Os resultados indicaram que para que a humanização exista,há que se desenvolver a capacidade do profissional de ser humano e cabe a ele se aperfeiçoar, trabalhar e desenvolver formas de executar o seu cuidado desta forma. Em vista do pequeno número de estudos que compuseram esta metassíntese, esses apresentam risco de viés baixo a moderado. Contudo, viver a humanização ainda é algo que enfrenta algumas barreiras, dentre elas a transformação do pensamento e da ação dos profissionais que atuam no cuidado. Transformação possível com a adoção da capacitação e educação deste profissional fazendo com que ele se torne parte do processo de cuidar.
Abstract: For nursing staff fits a care care guided the technical and scientific knowledge beyond psychosocial support, through humanization, that is able to handle and mitigate the effects of hospitalization and confinement that employ in their ICU patients . The aim of this study was to identify actions that provide continuing education to humanize care practice nursing team of Brazilian Intensive Care Units Adulto.Trata is metasynthesis whose searches were performed through the VirtualHealth Library ( VHL ) in databases : . Latino Literature - American and Caribbean Health Sciences ( LILACS ) and Database of Nursing ( BDENF ) a total of 23 publications were identified , three were selected according to the inclusion criteria established: Portuguese publications in the period 2003-2013 , whose sample was composed of nurses and that studies should be developed in Brazil in the intensive care unit for adults scenario . The results indicated that for the humanization exists, we must develop the capacity of the human being professional and it's up to him toimprove, work and develop ways to perform your care this way. In view of the small number of studies that composed this meta-synthesis, these have low to moderate risk of bias. Yet living humanization is still something that faces some hurdles , among them the transformation of thought and action of the professionals working in care. Possible transformation with the adoption of the training and education of thisperson causing it to become part of the care process.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRJ2J
Issue Date: 22-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carolina_teixeira_cunha_2.pdf315.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.