Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRQDF
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Fatores motivadores de evasão escolar no Centro de Educação TécnicoProfissional na Área da Saúde - CETAS/ ETSUS de Rondônia |
Authors: | Adriana Prestes de Menezes |
First Advisor: | Valda da Penha Caldeira |
First Referee: | Alda Martins Goncalves |
Abstract: | O presente trabalho apresenta o estudo de uma proposta de intervenção com o objetivo de elaborar um instrumental escolar para identificação dos fatores motivadores da evasão escolar no Curso Técnico em Enfermagem, no Centro de Educação Técnica Profissional na Área da Saúde - CETAS/ Escola Técnica do SUS (ETSUS) de Rondônia. Neste estudo são considerados os aspectos históricos relativos à criação das ETSUS e da Escola Técnica de Rondônia. São pontuadas questões relativas à dinâmica e funcionamento dos cursosofertados pela instituição, contextualizado o problema da evasão escolar e apresentadas as ações de intervenção a serem adotadas com o objetivo de conhecer as causas e/ou situações que colaboram para a evasão. Na revisão de literatura são apresentados os diversosconceitos do tema em discussão, as múltiplas causas, os impactos sociais gerados pelo abandono escolar e a carência de informações e pesquisas sobre o tema na educação técnica profissional. Em seguida, apresenta-se a proposta de intervenção e as etapas necessárias aodesenvolvimento deste projeto, que tem por finalidade identificar os fatores motivadores desse problema e posteriormente atuar de forma preventiva, colaborando para a permanência e continuidade do processo formativo por parte do profissional da saúde e consequentemente contribuir para a legitimação de sua identidade profissional. |
Abstract: | This paper presents the study of a proposed intervention with the goal of developing an instrument to identify the school motivating factors of truancy in Technical Course in Nursing at the Center for Technical Education Professional in Healthcare - CETAS / Technical School SUS (ETSUS) Rondônia. This study are considered historical aspects relating to the establishment of ETSUS and Technical School of Rondônia. Are scored questions related to the dynamics and functioning of the courses offered by the institution, contextualized the problem of truancy and presented the intervention actions to be taken in order to know the causes and / or circumstances that contribute to evasion. In the literaturereview presents the various concepts of the subject under discussion, the multiple causes, the social impacts generated by dropout and lack of information and research on the topic in professional technical education. Then, we present the proposed intervention and the steps needed to develop this project, which aims to identify the motivating factors of thisproblem and then take preventive, contributing to the permanence and continuity of the training process by the professional health and consequently contribute to the legitimacy of their professional identity. |
Subject: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRQDF |
Issue Date: | 1-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
adriana_prestes_de_menezes.pdf | 564.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.