Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSMUS
Type: Monografias de Especialização
Title: Capacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadas
Authors: Maria Elisabete Ferreira de Palma
First Advisor: Alda Martins Goncalves
First Referee: Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
Abstract: Este estudo tem por objetivo a reconstrução do processo de capacitação pedagógica da ETSUS de forma a potencializar este processo como mecanismo de qualificação dos cursos realizados descentralizadamente. Estudo de natureza qualitativa, de base documental da ETSUS de Franco da Rocha. A técnica sugerida é a análise do processo realizado a partir dos conhecimentos adquiridos no curso CEGEPE. O processo analisado tem por base a integração ensino-serviço-comunidade que é a essência e o maior diferencial da ETSUS, tendo o trabalho como princípio pedagógico e o espaço de trabalho como lócus de aprendizagem. Outro diferencial são as classes descentralizadas. À sede da ETSUS cabe a gestão pedagógica e administrativa e em sua área de abrangência, a descentralização da execução curricular. Sendo a classe descentralizada a escola presente no território onde está o aluno, o docente, os campos de teoria e prática. Os docentes são profissionais da rede de saúde, preparados pedagogicamente para exercer essa função, através do processo chamado capacitação pedagógica. Entendendo a prática da docência como instrumento importante na qualificação dos cursos realizados descentralizadamente, refletir sobre o papel da escola na formação dosprofissionais de saúde quando assumem o papel de docentes, exige da escola atenção às constantes mudanças em seu cenário, tendo que emanar constantes, contínuos e permanentes esforços em seu aprimoramento. Contando com abordagens adquiridas no curso CEGEPE, assim como a metodologia por ele sugerida, a direção e a coordenação pedagógica da escola propõem uma revisão conceitual: releitura do processo adotado e realizado pela escola; incorporação de novas tecnologias como EAD, e-mail e outras; aprimoramento doinstrumento plano de aula e a execução da nova proposta em uma de suas classes descentralizadas propiciando a adoção de uma postura mais dinâmica e efetiva na instalação, acompanhamento e monitoramento dos cursos realizados nas classes descentralizadas.
Abstract: This study aims at the reconstruction of educational training process of ETSUS in order to enhance this process as a mechanism of qualification of courses held in a decentralized manner. Study of qualitative nature, documentary base of ETSUS Franco da Rocha. The suggested technique is the analysis of the process from the knowledge gained in the course CEGEPE. The analysis process is based on the teaching-service-community integration that is the essence and the biggest advantage of ETSUS, taking work as a pedagogical principle and the workspace as locus of learning. Another differentiator is the decentralised classes. To ETSUS pedagogical and administrative management is responsible and in its coverage area, the decentralization of curriculum implementation. Decentralizedschool class being present in the territory where is the student, the teacher, the fields of theory and practice. The teachers are professional of health network, prepared pedagogically to exercise this function, through the process called pedagogical training. Understanding the practice of teaching as important tool in qualification of courses held in a decentralized manner, reflect on the role of the school in the training of health professionals when they take on the role of teachers, the school requires attention to the constant changes in your scenario, having to emanate continuous and permanent efforts in its improvement. Having acquired in the course CEGEPE approaches, as well as the methodology suggested by him, the direction and the pedagogical coordination of the school proposes a conceptual review: review of the process adopted and carried out by the school; incorporation of new technologies such asEAD, e-mail and other; improvement of the lesson plan and the implementation of the new proposal in one of its decentralised classes resulting in the adoption of a more dynamic and effective stance in the installation, tracking and monitoring of courses held in decentralisedclasses.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSMUS
Issue Date: 13-Apr-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_elisabete_ferreira_de_palma_cegepe__1___1_.pdf248.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.