Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LFFZB
metadata.dc.type: Monografias de Especialização
Title: A visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Valeria Fatima Rosa Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Vanessa Ferraz Almeida Neves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalhotem como objetivo analisar a visão das professoras da educação infantil em relação à organização do tempo espaço e sua influência nosprocessos de ensinoe deaprendizagem das crianças. O mesmofoi desenvolvidono Centro Infantil Municipal Vila Cristina no município de Betim. O trabalho possui uma abordagem qualitativa e teve como referencial teórico os seguintes autores: Zabalza, Horn, Forneiro, Moura entre outros. Essesautores trazem contribuições importantes na organização dos espaços/ambientes como facilitador da aprendizagem das crianças pequenas. O trabalhofoirealizadoatravés de observações, entrevistas e conversas informais. No decorrer da análise dos dados foi possívelconcluir que a organização dos espaços/ambientes é fundamental na aprendizagem das crianças, mas exige do professor todo um planejamento dessa organização, principalmente da compreensão daconcepção de criança que cada um possui. É uma busca constante de informações, formações continuadas que podem enriquecer o trabalho independente das condições em que se encontram.
Abstract: This project aims to analyze the point of view of the children education teachers regard to the organization of the space of time and its influence in the teaching process and the learning of the children. The same project was developed at the Vila Cristina town children Center in the city of Betim. This project has a qualitative approach and had as its theoretical framework authors who bring important contributions in the organization of the spaces/environments as a facilitator in the little children learning process (Zabalza, Horn, Forneiro, Moura and many others). The project was done through observations, interviews and informal conversations. Upon the analyses of the data one can conclude that the organization of the spaces/environments is fundamental in the children learning process, but the teachers is expected to have a planning of this organization, especially the comprehension of the conception of child that each one has. Its a constant quest of information, continued formations that may be able to improve the project, even considering the infrastructure of some institutions.
metadata.dc.subject.other: Ambiente escolar
Educação
Aprendizagem
Educação pre-escolar
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LFFZB
Issue Date: 22-Apr-2014
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