Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVS
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aline Gabriele Pereira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.creator | Clênio Ramos Rezende | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T22:12:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T22:12:52Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVS | - |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta uma análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Joaíma, tendo com o tema a presença da família na escola. O objetivo geral foi buscar fundamentação teórica que auxiliasse na promoção da participação da família na escola e os objetivos específicos: identificar pontos positivos da participação da família na escola; analisar o contexto da comunidadeescolar e fatores que dificultam sua participação; e buscar mecanismos que incentivem a participação das famílias na vida escolar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto e pesquisa documental com base no PPP da escola em anexo. Foi discutida a participação da família na escola, como ela vê sua posição diante da instituição de ensino, como tem se comportadode forma positiva e negativa, e como a escola tem colaborado para que a família participe ou não das suas decisões. Ao final, verificou-se que a escola não apresenta meios que facilitem essa aproximação entre escola e família, visando apenas os seus interesses e deixando sua principal aliada submissa às suas decisões. As mudanças acontecerão quando a escola acolher as famílias em seu meio, valorizando sua ideias, e as famílias sentindo que também podem contribuir para a melhoria da educação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject.other | Família Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Lar e escola | pt_BR |
dc.title | A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_clenio_ramos_rezende.pdf | 187.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.