Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aline Gabriele Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.creatorClênio Ramos Rezendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T22:12:52Z-
dc.date.available2019-08-10T22:12:52Z-
dc.date.issued2013-10-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVS-
dc.description.resumoO trabalho apresenta uma análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Joaíma, tendo com o tema a presença da família na escola. O objetivo geral foi buscar fundamentação teórica que auxiliasse na promoção da participação da família na escola e os objetivos específicos: identificar pontos positivos da participação da família na escola; analisar o contexto da comunidadeescolar e fatores que dificultam sua participação; e buscar mecanismos que incentivem a participação das famílias na vida escolar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto e pesquisa documental com base no PPP da escola em anexo. Foi discutida a participação da família na escola, como ela vê sua posição diante da instituição de ensino, como tem se comportadode forma positiva e negativa, e como a escola tem colaborado para que a família participe ou não das suas decisões. Ao final, verificou-se que a escola não apresenta meios que facilitem essa aproximação entre escola e família, visando apenas os seus interesses e deixando sua principal aliada submissa às suas decisões. As mudanças acontecerão quando a escola acolher as famílias em seu meio, valorizando sua ideias, e as famílias sentindo que também podem contribuir para a melhoria da educação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subject.otherFamília Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Participação dos paispt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherLar e escolapt_BR
dc.titleA presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_clenio_ramos_rezende.pdf187.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.