Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPMS
Type: Monografias de Especialização
Title: A importância da avaliação no processo da Gestão Democrática
Authors: Dircilene Ferreira de Oliveira
First Advisor: Marielle Morais de Oliveira
First Referee: Alexandre Borges Miranda
Abstract: O presente trabalho tem como temática: A Importância da Avaliação no Processo da Gestão Democrática da Escola Municipal Simão da Costa Campos. A escolha do tema se deve a análise do Projeto Político Pedagógico e a vivência na instituição escolar, onde foi possível observar às situações conflitantes no que diz respeito à avaliação. A pesquisa demonstrou que os professores muitas vezes se sentemperdidos ao avaliar e os alunos não aceitam o processo avaliativo como algo necessário. Faz-se necessário discutir o processo de Gestão Democrática como estabelecimento de uma proposta que não envolva apenas mudanças nos instrumentos a serem utilizados no processo avaliativo, mas também mudança nos princípios teóricos e metodológicos que sustentam a prática docente. A metodologia partiu de uma análise do Projeto Político Pedagógico e observação participante na escola, de caráter descritivo, no sentido de conhecer a percepção de professores e alunos quanto ao processo avaliativo. Após colher os dados serão analisados por meio de um referencial teórico contribuindo para uma efetiva apreciação sobre o tipo de avaliação utilizada na instituição pesquisada favorecendo o processo de GestãoDemocrática.
Subject: Avaliação educacional 
Escolas Organização e administração 
Rendimento escolar 
Escolas Gestão democrática 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPMS
Issue Date: 17-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_dircilene_ferreira_de_oliveira.pdf220.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.