Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLQZC
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Escola renovada: uma parceria entre Gestores e a comunidade escolar |
Autor(es): | Eliamar Silva |
Primeiro Orientador: | Grazielle Mariano Batista Maia |
Primeiro membro da banca : | Francisco Angelo Coutinho |
Resumo: | Este trabalho faz uma reflexão sobre a importância de estar renovando sempre, pois na escola há grandes necessidades de ampliar a participação dos pais, como maneira de comprometê-los com a educação dos filhos e até mesmo como busca constante em solucionar problemas que surgiram ao longo dos anos na escola. O trabalho do gestor está cada dia mais comprometido com a gestão de qualidade,com isso se faz necessária uma gestão democrática. A gestão democrática está associada a processos de participação social, seja no planejamento do Plano Político Pedagógico da escola ou na tomada de decisões sobre os recursos a serem adquiridos e usados na escola. Está associada também a estratégias que garantam a permanência e o sucesso do aluno na escola, tendo como objetivo a qualificação da educação e a formação do aluno. A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da educação, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporcionar um maior conhecimento dos objetivos e metas e favorecer uma aproximação maior entre profissionais, alunos e comunidade. |
Assunto: | Gestão democrática Escolas Organização e administração Comunidade e escola |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLQZC |
Data do documento: | 19-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_eliamar_silva.pdf | 362.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.