Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMNUC
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A relevância da avaliação no sistema de ensino
Autor(es): Elizane Soares Rezende
Primeiro Orientador: Daniel Handan Triginelli
Primeiro membro da banca : Maria Rosimary Soares dos Santos
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como finalidade refletir sobre a relevância da avaliação no sistema de ensino das escolas públicas, identificando os principais aspectos que norteiam o processo avaliativo em uma gestão democrática. A proposta busca ainda refletir sobre as formas mais adequadas e viáveis de se avaliar os educandos e a prática pedagógica, tendo em vista não somente o conhecimento adquirido, mas também a formação de atitudes e valores e o esforço demonstrado pelos alunos. A metodologia adotada foi à qualitativa, pois se buscou refletir sobre o tema a luz de diferentes referenciais teóricos para melhor embasamento do conteúdo. Os principais autores citados para este trabalho foram: Esteban (2001), Gil e Fanizzi (2008), Grosbaum (2001), Abreu (2001), entre outros. A pesquisa também foi embasada no estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) eda Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB). A avaliação deve ser vista como um instrumento do planejamento escolar em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola tendo em vista uma gestão democrática e participativa no processo de ensino aprendizagem.
Assunto: Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMNUC
Data do documento: 18-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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