Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMNUC
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Daniel Handan Triginelli | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Rosimary Soares dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Elizane Soares Rezende | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T16:48:54Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T16:48:54Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMNUC | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tem como finalidade refletir sobre a relevância da avaliação no sistema de ensino das escolas públicas, identificando os principais aspectos que norteiam o processo avaliativo em uma gestão democrática. A proposta busca ainda refletir sobre as formas mais adequadas e viáveis de se avaliar os educandos e a prática pedagógica, tendo em vista não somente o conhecimento adquirido, mas também a formação de atitudes e valores e o esforço demonstrado pelos alunos. A metodologia adotada foi à qualitativa, pois se buscou refletir sobre o tema a luz de diferentes referenciais teóricos para melhor embasamento do conteúdo. Os principais autores citados para este trabalho foram: Esteban (2001), Gil e Fanizzi (2008), Grosbaum (2001), Abreu (2001), entre outros. A pesquisa também foi embasada no estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) eda Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB). A avaliação deve ser vista como um instrumento do planejamento escolar em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola tendo em vista uma gestão democrática e participativa no processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | A relevância da avaliação no sistema de ensino | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_elizane_soares_rezende.pdf | 195.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.