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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQTV
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A importância do afeto na relação Professor-aluno e no processo ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Francislâine de Paula Alves |
Primeiro Orientador: | Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira |
Primeiro membro da banca : | Charles Moreira Cunha |
Resumo: | O presente trabalho surgiu da análise da prática de professores e de minha própria prática em alguns anos de trabalho. É de suma importância que o aluno seja visto como um ser total, dotado de sentimentos e emoções e que sejam contemplados no processo educativo não apenas a cognição, mas também o aspecto afetivo. Váriosautores defendem a afetividade na relação professor-aluno, sendo o afeto ingrediente fundamental facilitador da aprendizagem, uma vez que o professor que trata seu aluno de forma afetiva consegue envolver o mesmo no processo de aprendizagem de forma que a conquista do conhecimento seja prazerosa e aconteça efetivamente. É preciso que as escolas de alguma maneira busquem contemplar esse aspecto, incluindo o afeto no PPP (Projeto Político Pedagógico), seja através do trabalho com valores em alguma disciplina, ou de um projeto arespeito do tema ou de alguma outra forma. O que é de suma importância é que o afeto seja valorizado na relação professor-aluno e no processo ensinoaprendizagem, já que o andamento dessa relação é o que pode levar ao sucesso ou fracasso no alcance das metas do aluno e do professor. Professor e alunos devem ser parceiros, interagir, trocar experiências, ter confiança um no outro, acreditar um no outro; uma relação unilateral, onde um se mostra superior e detentor doconhecimento e o outro não se sente motivado a aprender, enfraquece acumplicidade e esse enfraquecimento destrói sonhos, possibilidades e ideologias, enquanto o trabalho conjunto em que o professor enxerga seu aluno de fato como agente do processo de conquista do conhecimento, buscando com ele uma relação afetuosa, conquistando o, envolvendo e o valorizando faz o aluno não apenas aprender, mas além disso se formar como um cidadão de valores, capaz de lutar poruma sociedade mais justa. |
Assunto: | Psicologia escolar Escolas Organização e administração Psicologia educacional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQTV |
Data do documento: | 30-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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