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dc.contributor.advisor1Jacqueline da Silva Figueiredo Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Charles Moreira Cunhapt_BR
dc.creatorFrancislâine de Paula Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T05:30:01Z-
dc.date.available2019-08-13T05:30:01Z-
dc.date.issued2013-11-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQTV-
dc.description.resumoO presente trabalho surgiu da análise da prática de professores e de minha própria prática em alguns anos de trabalho. É de suma importância que o aluno seja visto como um ser total, dotado de sentimentos e emoções e que sejam contemplados no processo educativo não apenas a cognição, mas também o aspecto afetivo. Váriosautores defendem a afetividade na relação professor-aluno, sendo o afeto ingrediente fundamental facilitador da aprendizagem, uma vez que o professor que trata seu aluno de forma afetiva consegue envolver o mesmo no processo de aprendizagem de forma que a conquista do conhecimento seja prazerosa e aconteça efetivamente. É preciso que as escolas de alguma maneira busquem contemplar esse aspecto, incluindo o afeto no PPP (Projeto Político Pedagógico), seja através do trabalho com valores em alguma disciplina, ou de um projeto arespeito do tema ou de alguma outra forma. O que é de suma importância é que o afeto seja valorizado na relação professor-aluno e no processo ensinoaprendizagem, já que o andamento dessa relação é o que pode levar ao sucesso ou fracasso no alcance das metas do aluno e do professor. Professor e alunos devem ser parceiros, interagir, trocar experiências, ter confiança um no outro, acreditar um no outro; uma relação unilateral, onde um se mostra superior e detentor doconhecimento e o outro não se sente motivado a aprender, enfraquece acumplicidade e esse enfraquecimento destrói sonhos, possibilidades e ideologias, enquanto o trabalho conjunto em que o professor enxerga seu aluno de fato como agente do processo de conquista do conhecimento, buscando com ele uma relação afetuosa, conquistando o, envolvendo e o valorizando faz o aluno não apenas aprender, mas além disso se formar como um cidadão de valores, capaz de lutar poruma sociedade mais justa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subject.otherPsicologia escolarpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.titleA importância do afeto na relação Professor-aluno e no processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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