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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQTV
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Charles Moreira Cunha | pt_BR |
dc.creator | Francislâine de Paula Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T05:30:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T05:30:01Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQTV | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho surgiu da análise da prática de professores e de minha própria prática em alguns anos de trabalho. É de suma importância que o aluno seja visto como um ser total, dotado de sentimentos e emoções e que sejam contemplados no processo educativo não apenas a cognição, mas também o aspecto afetivo. Váriosautores defendem a afetividade na relação professor-aluno, sendo o afeto ingrediente fundamental facilitador da aprendizagem, uma vez que o professor que trata seu aluno de forma afetiva consegue envolver o mesmo no processo de aprendizagem de forma que a conquista do conhecimento seja prazerosa e aconteça efetivamente. É preciso que as escolas de alguma maneira busquem contemplar esse aspecto, incluindo o afeto no PPP (Projeto Político Pedagógico), seja através do trabalho com valores em alguma disciplina, ou de um projeto arespeito do tema ou de alguma outra forma. O que é de suma importância é que o afeto seja valorizado na relação professor-aluno e no processo ensinoaprendizagem, já que o andamento dessa relação é o que pode levar ao sucesso ou fracasso no alcance das metas do aluno e do professor. Professor e alunos devem ser parceiros, interagir, trocar experiências, ter confiança um no outro, acreditar um no outro; uma relação unilateral, onde um se mostra superior e detentor doconhecimento e o outro não se sente motivado a aprender, enfraquece acumplicidade e esse enfraquecimento destrói sonhos, possibilidades e ideologias, enquanto o trabalho conjunto em que o professor enxerga seu aluno de fato como agente do processo de conquista do conhecimento, buscando com ele uma relação afetuosa, conquistando o, envolvendo e o valorizando faz o aluno não apenas aprender, mas além disso se formar como um cidadão de valores, capaz de lutar poruma sociedade mais justa. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Afeto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.title | A importância do afeto na relação Professor-aluno e no processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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